Interligados

O prefeito Jorge Derbli assinou nesta quinta (22), com o secretário de Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, um

O prefeito Jorge Derbli assinou nesta quinta (22), com o secretário de Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, um acordo de cooperação entre a SESP-PR e a prefeitura de Irati para compartilhamento de dados. O convênio permite que atividades, que até então eram desenvolvidas pela Polícia Militar ou através dela, possam ser realizadas direto pela Guarda Municipal A GM terá autonomia de fazer consultas de veículos e documentação direto no sistema do Estado como também realizar Boletim de Ocorrência (BO), por exemplo. Para o prefeito Jorge Derbli, é mais credibilidade e responsabilidade para a Guarda iratiense.

Sondado

O prefeito de Inácio Martins e presidente da AMCESPAR, Junior Benato (PSD), está sendo assediado para uma candidatura a deputado estadual. Desta vez, quem fez o convite foi o presidente do Republicano e secretário de Planejamento do Estado do Paraná, Valdemar Jorge. A conversa foi longa e intensa nas dependências do Hotel Anila, após evento da Secretaria. Os bastidores não negam a vontade do prefeito em encarar uma disputa, mas a fidelidade de Benato a Artagão Junior lhe tiram do páreo. A menos que Artagão Junior seja indicado ao Tribunal de Contas na vaga de seu pai. Mas todas essas vontades passam pela mão do governador Ratinho Junior, que é dono do jogo.

Gonçalves a Itapará

O presidente da Câmara de Irati, vereador Hélio de Mello, esteve com o chefe da SEIL e deputado, Sandro Alex, para discutir investimentos para pavimentar a estrada que liga Gonçalves Junior à Itapará. “O trecho é de 38 km, mas é digno de pavimentação”, disse o presidente que mora “no trecho”. A pasta que Sandro administra é responsável por viabilizar investimentos deste tipo e, segundo o secretário, estudará a busca de recurso para a viabilização da obra.

Paraná Produtivo

O secretário de Planejamento, Valdemar Jorge (Podemos), e sua equipe realizaram encontro com prefeitos e técnicos dos municípios da Amcespar para mostrar o Paraná Produtivo. O evento foi em Fernandes Pinheiro, menor município da região. O projeto prevê conhecer as “dores” dos municípios e suas potencialidades para que possam trabalhar o desenvolvimento do estado e dos municípios. O que foi mais cobrado pelos prefeitos foi dar mais atenção aos municípios pequenos.

Habitação

O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski,está de olho no programa de habitação que o estado está desenvolvendo. Para isso já determinou que sua equipe faça o cadastramento dos interessados em possuir uma casa própria através da COHAPAR. Na próxima semana funcionários da prefeitura estarão de plantão na Câmara de Vereadores para fazer o cadastramento.

Discutindo o Salto

Durante a visita a Prudentópolis do secretário de Meio Ambiente do estado do Paraná, Marcio Nunes (PSD), e do presidente da ALEP, Ademar Traiano (PSDB), foram discutidos investimentos no Parque São Francisco localizado na tríplice divisa entre Prudentópolis, Guarapuava e Turvo. Existe uma discussão há décadas sobre em qual município está localizado o Salto São Francisco, o mais alto do Paraná. Tanto o secretário quanto o deputado defendem investimentos para o Parque como um todo a fim de fortalecer o turismo na região e acabar com a disputa entre os municípios.

“O falso é, às vezes, a verdade de cabeça para baixo” Sigmund Freud

Samu

O prefeito Osnei Stadler participa de reunião na sexta feira (23) em Guarapuava, onde assina a participação de Prudentópolis no Consamu Centro Sul que dá direito ao município a receber ambulâncias do SAMU. Para Prudentópolis estão previstas uma UTI – Móvel e uma ambulância “Bravo” para dar atendimento à população do município. A 5ª Regional de Saúde, a qual Prudentópolis pertence, é uma das últimas reginais a implantar o SAMU. O prefeito Osnei comemora a conquistaque, mesmo sob pesado investimento, vai melhorar o atendimento à saúde de “Emergência” em Prudentópolis.

Rossoni para Federal

Fontes de Curitiba dizem que o deputado federal recém empossado, Valdir Rossoni (PSDB), será novamente candidato a Federal. Há nos bastidores muitos rumores, devido ao longo tempo que passou na suplência e a falta de atuação. Embora esteja andando para recompor a base, ainda não apareceu na região, o que deve acontecer em breve. Vamos ver como será a visita, com certeza com vários recursos para liberar.

Na área

O exárbitro e deputado federal, Evandro Roman (Patriotas), estará em Irati na sexta (23), com o prefeito Jorge Derbli e deverá visitar a estrada do Pinho, da qual liberou recursos para pavimentação. Ainda, Roman trouxe emendas para que a pavimentação aconteça em todo o quadrilátero central que traça na comunidade. Somando os dois mandatos, Roman é o deputado que mais trouxe recursos para Irati

Repúdio

A ACIAI e a CACESUL se manifestaram contra a aprovação pelo Congresso do PL que amplia o fundo eleitoral para R$5,7 bilhões. A entidade, através de seu presidente Elias Mansur, emitiu uma nota de repúdio aos deputados que votaram a favor.  “Em um cenário de pandemia, onde diversos setores produtivos enfrentam dificuldades e incertezas, é inconcebível que nossas lideranças votem um orçamento deste volume que foge a racionalidade perante a todas as mazelas que sofre a nação brasileira”, se manifestou o presidente. O volume desembolsado é quase 1% do PIB do País. No site da FACIAP existe uma lista com os nomes dos deputados que votaram contra ou a favor.  Bolsonaro disse que vai vetar.

Confira como foi a votação dos deputados paranaenses, conforme lista divulgado no site da Faciap:

VOTOU SIM – Aline Sleutjes (PSL-PR); Aroldo Martins (Republicano-PR); Christiane Yared(PL-PR); Felipe Francischini (PSL-PR); Filipe Barros (PSL-PR); Giacobo (PL-PR); Luciano Ducci (PSB-PR); Luizão Goulart (Republicano-PR); Luiz Nishimori (PL-PR); Paulo Martins (PSC-PR); Roman (Patriota-PR); Rossoni (PSDB-PR); Sergio Souza (MDB-PR); Vermelho (PSD-PR);

VOTOU NÃO – Diego Garcia (Podemos-PR); EnioVerri (PT-PR); Gleisi Hoffmann (PT-PR);Gustavo Fruet (PDT-PR); Leandre (PV-PR); Rubens Bueno (Cidadania-PR); Sargento Fahur (PSD-PR); e Zeca Dirceu (PT-PR).

ABSTENÇÃO – Toninho Wandscheer (PROS-PR).