Local e hora certa

Confira mais um Papo Confidencial

Os prefeitos Jorge Derbli e Junior Benato (presidente da AMCESPAR) estiveram em Brasília acompanhados do presidente do Sindicato da Madeira, Avonir Funes e do advogado Renato Hora para apresentar as demandas da comunidade no que se refere a exploração e manejo da Flona de Irati. A reunião foi organizada pela deputada Leandre, que foi responsável pela inclusão da Flona no plano de Manejo. Na Foto, a comitiva está com a ministra Tereza Cristina, responsável pela pasta.

Local e Hora certa II

Segundo os prefeitos, a agenda foi marcada no “local e hora certa”. Foi o momento exato para mostrar aos diretores do Serviço Nacional de Florestas, para diretor e técnicos do BNDS a necessidade deste esperado manejo e de contemplar a comunidade em torno da floresta. A Comitiva teve oportunidade de ter detalhes do projeto que terá sua primeira audiência pública em fevereiro.

Manifesto de apoio

O prefeito Jorge Derbli esteve nesta terça-feira (25) com o governador Ratinho Junior manifestando irrestrito apoio a sua candidatura ao Governo do Estado. Derbli, que foi eleito duas vezes pelo PSDB, teve um desconforto com a pré-candidatura de Cesinha Silvestri e viu como importância mostrar seu comprometimento ao Ratinho Junior. Mas veja na foto o esquadrão do convencimento. Sandro Alex, Ademar Traiano, Artagão Junior, Ortega e o governador Ratinho Junior.

Sem partido

O prefeito de Irati informou, durante a reunião, que deixará o PSDB. Derbli ainda não tem nenhuma definição para que partido vai e deverá, neste momento, ficar sem partido. Um dos motivos pode ser por incompatibilidade com a direção do PSDB local. Outro pode ser mais intrínseco. Ele está livre para se filiar em qual partido achar mais conveniente para uma possível disputa de eleição. Mas são só conjecturas de botequim.

Hussein no Xavier

O presidente da Comissão de Educação da Alep e líder do Governo, deputado Hussein Bakri, fez a entrega de obra no colégio Antônio Xavier da Silveira. Hussein entregou uma reforma de telhado e assumiu mais dois compromissos solicitados pela diretora Maria Amelia Ingles, uma reforma do telhado de outra ala e também a construção de um novo vestiário. A diretora enalteceu a oportunidade de ter, pela primeira vez, o líder do governo visitando o colégio.

Salvar Vidas

O prefeito Celso Kubaski foi anfitrião da inauguração do SAMU na cidade de Imbituva. Quem esteve presente foi a presidente do CIMSAMU, Elizabeth Schmidt, que também é prefeita de Ponta Grossa. A base vai atender Imbituva e Guamiranga, que estava representada pelo vereador Ziquinho. Este ano, já foram inaugurados, além de Imbituva, Teixeira Soares e Rio Azul. Resta ainda Inácio Martins que deverá ocorrer no final de fevereiro.

“Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos” – Nelson Rodrigues

Beto Preto em Irati

O secretário da Saúde, Beto Preto, estará em Irati na manhã desta sexta (28) para realizar entrega de 23 veículos para dar suporte ao Programa Saúde da Família, realizado nos nove municípios da 4ª Regional de Saúde. O investimento do Governo foi de R$793.500,00. O evento será às 10 horas desta sexta (28), no pátio do DER.

Migração

Após o anúncio de uma possível candidatura de Cezinha Silvestri pelo PSDB, vários políticos debandaram do partido. Um deles foi o presidente Paulo Litro que vai ser candidato a deputado federal e fará uma dobradinha com se pai “Litro” a estadual. Litro também faria ou fará dobradinha com Ronaldão, em Irati, que possivelmente será candidato a deputado estadual pelo PSDB. Resta saber como o partido vai ver uma possível dobrada dessa.

Migração II

Outro que saiu do PSDB e migrou para o PSD foi o presidente da Assembleia, Ademar Traiano. Ele, que tem boa base em Prudentópolis e agora inicia um trabalho mais eficiente em Irati com a viabilização de recursos, inclusive para revitalização do centro da cidade, já havia anunciado que migraria. Inclusive, porque via risco na legenda do PSDB.

Mais atitude

A Câmara de Rebouças, que tem em sua mesa diretora o presidente Ricardo Hirt, Getúlio Gomes como vice, o ex prefeito Claudemir Hertel como primeiro secretário e a vereadora Betinha como segundo secretária, tem um aspecto mais fiscalizador. Uma das ações foi uma vistoria de vereadores junto do secretário de Urbanismo, Alessandro Mazur. Ricardo disse que a rodoviária está em situação de abandono e pediu previdências.

Reclames

Mas os veículos já estavam no pátio do DER a algum tempo e o ato de entrega foi marcado apenas depois da Amcespar protocolar na 4ª Regional um oficio solicitando a entrega. Os prefeitos reclamam que os assuntos relacionados a saúde da região, no que tange o Governo do Estado, têm sofrido de “descaso”, segundo o presidente da Amcespar, Junior Benato. Benato diz que os assuntos precisam ser resolvidos com mais agilidade.

"5 a 10"
É o prazo, em anos, para a exploração da Flona

Consultas

Isso muito se refere devido a liberação do código para as consultas oncológicas que se acumulam para o primeiro atendimento. Essa reclamação tem sido feita, de forma recorrente,pela presidente do CIS-AMCESPAR, prefeita Cleonice Schuck, e demais prefeitos. O que se espera com a visita do secretário é que ele, no evento desta sexta (28), traga a solução que é burocrática e não financeira.