Papo Confidencial – Edição Nº 2960
Confira mais um Papo Confidencial, com participação especial de Rosinha
Em Imbituva
Mesmo com o boato de inelegibilidade, o ex-prefeito Bertoldo Rover (PSD) realizou convenção nesta quarta-feira (31), buscando como vice o vereador Camargo que foi secretário de Obras e responsável pelas estradas em parte de seu mandato. Com Slogam “Trabalho por Imbituva” pretende mostrar aquilo que sabe fazer de melhor: trabalhar.
Explicou
Bertoldo, sabendo do fogo que virá dos adversários, não perdeu tempo e explicou aos presentes a sua questão eleitoral. Explicou os erros técnicos que houveram, segundo ele, mas que não lesaram os cofres do município. Todas as multas que teve foram pagas com recurso particulares, segundo ele, e que todas as medidas para que sua candidatura seja viabilizada já foram tomadas.
Enfrenta
Bertoldo enfrentará Vinicius Pontarolo (UB) que terá como vice o ex-vereador Jorginho Sloboda. Vinicius é filho do ex-prefeito Zezo Pontarolo e fez sua convenção no último sábado, no Jockey Clube de Imbituva. Vinicius que já foi vereador, aproveita da popularidade do Zezo para ampliar seus planos de campanha. Ainda deve aproveitar a figura do comunicador Jocelito Canto, para angariar apoio.
Em Guamiranga
Rosana Machado fez sua convenção na Câmara de Vereadores na noite desta quarta (31) com a presença do deputado Hussein Bakri, deputado líder do Governo na Alep. Rosana leva Nene Lava como vice na chapa para a disputa do executivo. O principal ponto da campanha será o trabalho social e na área da saúde, onde a Rosana foi referência.
Em Guamiranga II
O prefeito Marcelo Leite (PSD) voltou atrás e decidiu, após vários contatos do PSD estadual, e será candidato a prefeito pela primeira vez em Guamiranga. Isso acontece porque ele foi candidato a vice nas últimas eleições em 2020 e acabou assumindo a prefeitura com a morte do prefeito Marcos. Sua convenção acontece em nova Boa Vista, no sábado à tarde. Mas o vice ainda não foi informado. Marcos Nass pelo PSDB e Cordiac pelo PRD.
O PP terá pesquisa
O Progressista, que fará sua convenção na segunda (05), na rua Cel Emilio Gomes, em cima da Loja NEO, às 18h30, onde decidirá para onde deverá caminhar. Mas o Progressista encomendou uma pesquisa de consumo, daquela que não pode ser divulgada, que balizará a decisão do Partido.
“Agosto é o mês das paixões e das traições”
Jorge Derbli
Rebouças
Fabio Chiqueto e Claudemir, de Rebouças, formam uma dobrada que será homologada na convenção dos partidos no sábado de manhã na Câmara de Vereadores. Mirian Castagnoli deverá confirmar como vice o agricultor Celso de Lara, ambos pelo Podemos e Laercio Cipriano oficializa o vice no domingo pela manha durante a convenção. Ele me disse que se não chegasse a um consenso nesta quinta, iriam decidir na convenção.
E o Zak
Segundo me disse a Rosinha, o prefeito Zak não deverá ir em nenhuma das convenções. Ex-cunhado de Cipriano e amigo e parceiro político de Fabio, o prefeito e presidente do PSD preferiu não se manifestar. Zak deverá entrar em “clausura política”, diz Rosinha. Vamos ver se ele aguenta o silêncio, desafia ela.
Convenções Irati I
A maior parte das convenções, pelo menos as que tem candidato, majoritariamente aconteceram de quarta em diante. O PT abriu a convenção na quarta-feira (31), mas não definiu o vice. A indicada será Ana Radis, mas vamos aguardar os desdobramentos. Já o PL e Podemos fizeram convenção no dia 1º no salão Luiza Sidoski. E devem homologar a candidatura de Rafael Lucas (Podemos) com Ieda Waydzik (PSDB). O PSDB, por sua vez, faz a convenção no sábado (03), na Câmara Municipal.
Convenções Irati II
Já O União Brasil (UB) e o Solidariedade (SD) fazem convenção nesta sexta-feira (2) no “Fratelo”, a partir das 18h. Nelson Menon, que era candidato a prefeito pelo UB, se recupera de uma cirurgia e pode ainda ser indicado a vice em possíveis composição. No domingo pela manhã, o MDB faz a convenção na rua 19 de Dezembro e deve homologar a candidatura solo de Josué Higemberg. A conversa tinha mais grupo, mas foi, pelo que conta Rosinha, desidratando.
Convenções Irati III
Já a convenção do PSD, de Emiliano Gomes, será no domingo (04) no espaço Sthepka, às 16h. A médica Larissa Mazepa (Republicanos) é a franca favorita para ser indicada a vice. Mas ainda podem ocorrer alterações no processo, principalmente com as conversas que o UB tem com o PSD. Nelson Menon aí!
Em Mallet
Pelo menos três candidatos deverão fazer frente a disputa em Mallet. O atual vice-prefeito Chiquinho da Gráfica será o candidato do atual prefeito Moacir ao executivo e terá como vice a ex-secretária de Saúde do município, Lorena. Do outro lado, a oposição apresenta o uma fusão entre o União Brasil (UB) e o Podemos onde deverão referenciar a candidatura do vereador Pedro Kowalczyk “Mandioca” (UB) como candidato a prefeito e a vice o José Ivo Rodrigues. Já o ex-prefeito Rogério Almeida (PSDB), que faz a convenção domingo (04) de manhã, não informou o vice. Ainda outros candidatos também deverão apresentar-se para a disputa.
“35”
Região pode ter um grande número de candidatos a prefeito.
Repetindo
Ivanor (PP) e Ademilson (PSB), repetem a dobrada que disputou a última eleição em Texeira Soares. O ex-prefeito ainda trouxe o Solidariedade e está em conversas com o PSDB. A convenção do PP foi na última terça-feira (30) onde foi definido a composição. Ainda uma possível fusão com a federação que traz o PT e PV pode reunir um time de, aproximadamente, 40 a 45 vereadores. Dos partidos que já realizaram convenção já está confirmado 30 candidatos que apoiam Ivanor na disputa a prefeito de Teixeira Soares. Vamos aguardar o Toni Pires e ver o que dará.
Instabilidade em Inácio
Em Inácio Martins, como os dias de inverno, a política está com muita serração. Parece que um candidato não consegue ver o outro. Com a desistência do candidato Klevinho Perussulo (PSD), por motivos familiares, mudou todo o cenário. O PSD iria de chapa pura, Klevinho na cabeça da chapa e Dimas Vier de vice. Mas com essa desistência, Dimas subiu na disputa para pré-candidato a prefeito e o partido não indicou o vice ainda.
Conversando
Mas, as últimas informações é de que os grupo do prefeito Junior Benato está conversando com o grupo dos Pasqualin, junção essa que, segundo a Rosinha ouviu em Inácio, traria mais fortalecimento para os grupos e, juntos, representariam o governo Ratinho Junior. Por outro lado, se racharem saem enfraquecido para a disputa. Candidatura confirmada de Marino pelo PSB e de Kleber pelo Novo e do Professor Élcio Wszolek pelo PT.