Papo Confidencial – Edição Nº 2961
Confira mais um Papo Confidencial, com participação especial de Rosinha
Desfiliou
O prefeito Jorge Derbli assumiu de vez a campanha de Rafael e Ieda. Segundo Rosinha, a “pira” (entusiasmo) é tanta que o prefeito até já se desfiliou do PSD, partido que estava agremiado a convite do próprio governador. Agora Rosinha questiona como o próprio Governo vai entender isso, seria uma afronta de Derbli ao Governo? Ou apenas desconforto partidário? Uma vez que Emiliano Gomes é o presidente da sigla e Derbli apoia outro candidato.
Professores
A Câmara de Vereadores estava lotada e alguns pretensos edis que nunca tinham pisado na casa já estavam lá para colher abonos. Mas o tema que reuniu grande número de professores na casa foi a discussão do projeto que normatiza a eleição de diretores em escolas e CMEI’s em Irati. A secretária Jandira colocou as servidoras Michele e Jacieli com a missão de explicar aos professores e vereadores como funcionaria o projeto. E fizeram com maestria.
Por outro Lado
O Progressista, que segundo Rosinha, ora ensaiou lançar candidato, ora ensaiou apoiar Emiliano, ora ensaiou não apoiar ninguém e ora declarava que dobraria com o MDB, acabou coligando com o Podemos de Rafael Lucas e com o PSDB de Ieda. Muito falaram à Rosinha que isso jamais aconteceria, mas como são as coisas na política, aconteceu. Rosinha ainda diz que muito do que se falou nos bastidores não chegou ao ouvido dos Progressistas. Ela ainda disse que a tacada final foi do próprio Jorge Derbli, que deu junto aos membros e ao ex-deputado Roman.
Homenageado
O vereador Ronaldão (PSDB), que faleceu no dia 30 de julho, aos 54 anos, e estava licenciado do cargo de presidente da Câmara de Vereadores de Irati, foi homenageado por vereadores do legislativo iratiense. Dentre eles, a vereadora Tere Veres e Hélio de Mello. Mello teve longa trajetória com Ronaldão e lembrou de fatos positivos do vereador.
Retornando
E o advogado Josué Hilgemberg conseguiu devolver o mandato ao vereador Natan Pontarolo, que era filiado ao antigo DEM, atualmente União Brasil. A decisão aconteceu no Tribunal de Justiça por unanimidade de votos. Josué defendeu, dentre outras situações, que o fato que Natan era acusado já havia prescrito e não ouve direito de defesa na Câmara de Vereadores. Natan volta no lugar de Edina Camargo dos Santos Gomes na próxima segunda (12).
Lição de Casa
O pré-candidato Fabio chiqueto jã fez a sua lição de casa e está mostrando pra todo mundo em Rebouças, ou não, que é o candidato do governador Ratinho Junior. Ele participou da convenção do PSD em Ponta Grossa e não perdeu a oportunidade de tietar uma foto com Ratinho. Com isso, mostra que será o candidato com o apoio do governo em Rebouças.
MDB na Polêmica
A convenção mais polêmica foi a do MDB, que aconteceu no domingo (04), na sede do partido, na rua 19 de Dezembro. É que alguns membros do partido queriam que a sigla coligasse com o Podemos, mas em votação conduzida pelo presidente Josué Hilgemberg, foi decidido que o partido apoiaria o candidato Emiliano Gomes, do PSD. Josué explicou que o partido tem um alinhamento e maior conforto com partido do governador Ratinho.
Fernandes
A análise apurada de Rosinha, que às vezes acho até que é vidente, mostra que em Fernandes não dá para criticar ninguém. Se Oziel aceitou o vice indicado por Cleonice, por outro lado Rosene Pabis buscou como vice Alda Solda, que também eram de grupos contrários. Em um passado não tão distante, Rosene, Cleonice e Oziel participavam de um mesmo grupo e Rosene ficou mais tempo nele. Alda já vem de outro lado, que era ligada ao falecido ex-prefeito Elias Loss. Portanto, é a oposição se somando a oposição, o que muda é o lado.
“É ele que eu quero enfrentar”
Leandro Jasinski durante convenção
Interessante
Rosinha, que começa a fazer suas analises apuradas sobre a política regional, vê alguns fatos interessantes. Um deles é que quatro municípios da região terão apenas dois candidatos na disputa. É o caso de São Mateus do Sul, por exemplo, que inicialmente se apresentava um número maior de postulantes, o caso do próprio ex-deputado Bacil, acabou por “minguar” as candidaturas e ficar na polarizada disputa entre a atual prefeita Fernanda Sardanha (PSD) e o ex-secretário de Educação, Jorge Manfroni (PSDB). Também, em Rio Azul, o mano a mano será entre Leandro Jasinski e Vicente Solda. Disputa igual se repete em Fernandes entre Oziel e Rosene. Em Teixeira, entre Piter e Ivanor.
Dos Contrários
A campanha deste ano traz algumas similaridades. Um dos exemplos é a união de adversários em uma mesma chapa, agora de um mesmo lado. Claro que em cada cidade a trajetória que une os opositores são fatos diferentes. Em Rebouças, Fabio e Claudemir se uniram para enfrentar a outra ala da administração do Zak. Em Fernandes Pinheiro, Oziel pegou um vice da administração atual para justamente acabar com as brigas políticas dentro do município. Já em Irati, dois grupos que foram contrários desde sempre, e com várias agressões durante o processo, se uniram para disputar a vaga de prefeito e vice. Se política abre feridas, também tem a cátedra de curá-las.
“120%”
Percentual de empenho que Derbli pretende colocar na campanha de Lucas.
Folha de Irati fará programa Cara a Cara com a Política
O jornal Folha de Irati inicia, a partir do dia 12 de agosto, o programa “Cara a Cara com a Política”. A ideia é entrevistar todos os candidatos à prefeito de cada cidade da região da AMCESPAR, mais os candidatos de São Mateus do Sul e Ivaí. O programa será exibido ao vivo pelas redes sociais do jornal e será transmitido do estúdio do órgão de comunicação.
O primeiro município que terá seus candidatos entrevistados será Irati. Os representantes dos candidatos estiveram na sede do jornal, onde tiveram a ordem das entrevistas destinada por sorteio. Emiliano Gomes (PSD) será entrevistado no dia 12, Ana Radis (PT) no dia 13 e Rafael Lucas (PODEMOS) no dia 14. As entrevistas irão acontecer sempre às 16h.
No quadro, o entrevistado responderá perguntas sobre o cotidiano da cidade e também sobre assuntos diversos que permitam, ao longo da entrevista, que o eleitor tenha um perfil mais completo do candidato, preparem-se para polêmicas e também bom humor. Mas a novidade é que o nosso telespectador poderá também participar enviando uma pergunta antecipadamente, através das redes sociais do jornal, para ser realizada a qualquer um dos entrevistados. As perguntas, em sua maioria, aconteceram por sorteio.