Terra de leite e queijo

Por Juraci Barbosa

Falamos sobre queijos nobres desenvolvidos em pesquisas no BioParque, em Toledo. Mas há outros queijos interessantes. Norberto Ortigara, Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, indica um roteiro turístico para conhecer queijos paranaense.

Com a consolidação do Paraná como segundo maior produtor nacional de leite e a transformação da matéria prima em derivados para agregar valor, criou-se a Rota do Queijo, incorporada ao Programa de Turismo Rural da Emater-IDR Paraná, preparando propriedades rurais para receber visitantes, diversificar a produção, complementar a renda e criar postos de trabalho.

O Paraná melhora sistematicamente a qualidade dos derivados do leite, investindo na sanidade animal, assistência técnica, arranjos produtivos locais e conquistando projeção na qualidade do queijo. Os roteiros fortalecem as pesquisas agroindustriais, ampliando a comercialização. Há 34 queijarias cadastradas, produzindo desde queijos coloniais a queijos finos. Alguns premiados e reconhecidos internacionalmente.

Nos Campos Gerais, a Cooperativa Witmarsum produz queijos finos; em Arapoti, a Queijaria Cornélia produz um tipo gouda, com especiarias; em Palmeira a Queijaria Família Baptista faz o premiado queijo purungo.

No Sudoeste, Queijaria São Bento, em Chopinzinho; Queijarias Sabor do Sul, em Francisco Beltrão; Queijos Martinazzo, em Itapejara do Oeste; Queijaria Produtos Angelita, em Pinhão; em Sulina os Queijos Magedanz; em Saudade do Iguaçu, Queijos Marangon. Na fronteira com a Argentina, Queijos Santo Antonio e Queijaria Due Sorelle em Santo Antônio do Sudoeste; em Pinhal de São Bento, Queijos Artesanais São Bento.

Em Salgado Filho, Queijaria Rancho Fundo, Queijo Colonial Da Ana e Laticínio Salgado Filho; em Dois vizinhos, Queijaria Produtos Eliane; em Palmas a Agroindústria Polo com especiaria dos queijos trufados. Em Santa Izabel do Oeste, queijos Bach fazem show gastronômico com espetinhos de queijo colonial. Em Cantagalo, a queijaria a Tia Nena Produtos Coloniais e em Nova Laranjeiras os Queijos Serra dos Macacos. 

Em Paranavaí, no Noroeste, a Queijaria Lita; em Cianorte, Arteijo Queijos Artesanais; em Apucarana as Queijarias Vale do Prado; em Ribeirão Claro, a Queijaria Bella Vista e em Santana do Itararé, o Sítio Aliança oferece o queijo Frescal, Maná Meia Cura e Maná com Café.  Na Região Metropolitana de Curitiba encontra-se a Queijaria Vó Vidinha, em Piraquara.

Fabricação de queijos em família é uma tradição paranaense e um item para referência do empreendedorismo no Paraná.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.