A lavagem nasal é a melhor forma de desentupir o nariz e controlar a renite

Aprenda como realizar essa faxina para, enfim, respirar bem

Dr. Bruno L. Alencar
Otorrinolaringologista
CRM 18299 RQE 13511

Uma ótima forma natural de desentupir o nariz consiste em fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico a 0,9%. Para isso, pode-se utilizar um aparelho específico, que pode ser comprado na farmácia, ou utilizar seringa sem agulha.

Esta técnica consiste em injetar soro no interior da narina e, depois, por força da gravidade, deixar que o soro saia pela outra narina, promovendo uma limpeza do catarro e aliviando a dor e o desconforto.

A técnica de lavagem nasal é excelente para eliminar as secreções das vias aéreas superiores no caso de uma gripe, mas também é uma boa forma de manter o nariz devidamente limpo, sendo útil para quem sofre de alergias respiratórias, rinite ou sinusite, por exemplo.

Passo a passo da lavagem nasal com soro

Em adultos e crianças, esse procedimento deve ser realizado na pia do banheiro, devendo-se seguir os seguintes passos:

•             Encher a seringa com cerca de 5 a 10 mL de soro fisiológico;

•             Durante o procedimento deve-se abrir a boca e respirar também pela boca;

•             Inclinar o corpo para frente e a cabeça ligeiramente para o lado;

•             Posicionar a seringa na entrada de uma narina e pressionar até que o soro saia pela outra narina. Se for preciso deve-se ajustar o posicionamento da cabeça até que o soro entre por uma e saia pela outra narina.

É recomendado fazer essa limpeza de 3 a 4 vezes em cada narina, dependendo da necessidade. Além disso, pode-se encher a seringa com mais quantidade de soro, já que será eliminado pela outra narina.

Para finalizar a lavagem nasal, deve-se assoar o nariz após o procedimento, para retirar o máximo de secreção possível. Se a pessoa encontrar alguma dificuldade em realizar esse procedimento de pé, pode tentar fazê-lo deitado.

Em alternativa ao uso da seringa e do soro fisiológico, a lavagem nasal pode ser realizada com um pequeno dispositivo desenvolvido apenas para essa finalidade, chamado “irrigador nasal”, que pode ser comprado em farmácias ou pela internet.

Na foto, o irrigador nasal | Foto: Reprodução

Como fazer a lavagem nasal no bebê

Para fazer a técnica corretamente, deve-se colocar o bebê no colo, de frente para o espelho e segurar sua cabeça para que ele não vire e se machuque. Para iniciar a limpeza, deve-se colocar a seringa com cerca de 3 mL de soro fisiológico na narina do bebê e pressionar a seringa de forma rápida, para que o jato de soro entre numa narina e saia naturalmente pelo outra.

Quando a criança já está acostumada com a lavagem nasal não há necessidade de segurá-la, colocando apenas a seringa em sua narina e pressionado a seguir. Outras dicas para desentupir o nariz

Outras dicas para desentupir o nariz incluem:

•             Usar um umidificador ou vaporizador em cada cômodo da casa;

•             Beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia, pois a água ajuda a diluir o muco;

•             Colocar um travesseiro debaixo do colchão para manter a cabeça elevada e facilitar a respiração;

•             Usar compressas quentes no rosto para aliviar o desconforto e abrir os seios nasais.

•             Os remédios para desentupir o nariz só devem ser utilizados sob orientação e prescrição médica.