Cirurgia de Rinoplastia: o que é, quais são os tipos e como é feita

Apesar do que muitos pensam, nem sempre a rinoplastia é feita somente com propósitos estéticos. Veja alguns casos a seguir.

dr. bruno l. alencar

otorrinolaringologista

crm 18299 rqe 13511

A cirurgia de rinoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como principal função remodelar o formato do nariz. Mas, apesar do que muitos pensam, nem sempre a rinoplastia é feita somente com propósitos estéticos. Portanto, podemos destacar outras situações no qual a rinoplastia pode ajudar os pacientes. Exemplos como, disfunções respiratórias ou desvio de septo, podem ser corrigidos através desta técnica.

Toda cirurgia tem seus riscos e limitações, mas quando ela é realizada por um profissional que conhece as técnicas e o ambiente é propício para o procedimento, as chances de um problema acontecer são reduzidos.

O que é Rinoplastia Estética

A rinoplastia estética é a modalidade mais procurada pelos pacientes. Principalmente nos dias de alta exposição que vivemos atualmente e com a difusão das redes sociais. Sendo assim, a rinoplastia estética é usada para melhorar a aparência do nariz.

•             Redutora: procedimento realizado com o objetivo de reduzir o tamanho do nariz;

•             Aumento: também podem ser realizados procedimentos para aumentar o tamanho do nariz;

•             Columela:  é fenda que divide as narinas e também pode ser foco de insatisfação por parte do paciente. Geralmente, os problemas na columela normalmente acontecem por duas razões, ou ela é muito grande (pendente), ou então está muito retraída;

•             Dorso nasal: nesta técnica é possível reduzir ou aumentar o dorso nasal. Levando em consideração as características do rosto do paciente.

O que é Rinoplastia Funcional

A rinoplastia funcional é um procedimento que além de cumprir uma demanda estética do paciente, também é responsável por alterações funcionais na estrutura nasal.

•             Septoplastia – cirurgia de correção do desvio de septo;

•             Correção de hipertrofia dos cornetos.

O que é Rinoplastia Étnica

A rinoplastia étnica é a cirurgia realizada em pessoas insatisfeitas com traços étnicos presentes no formato do nariz.

•             Quando as asas nasais são abertas ou grandes;

•             Quando a projeção da ponta do nariz é caída.

O que é Rinoplastia Secundária

Esse tipo de técnica também pode ser chamado de cirurgia de correção ou revisão, pois refere-se a pacientes que já foram submetidos a uma ou mais rinoplastias, mas não obteve o resultado desejado. Assim, o paciente interessado passa novamente pela cirurgia de rinoplastia com o objetivo de alcançar à estética ou funcionalidade esperada.

O que é Rinoplastia pós-traumática

Uma vez identificado o tipo e extensão da fratura, determina-se os procedimentos a serem feitos na rinoplastia. Em geral, devido aos danos estruturais, essa cirurgia envolverá mais que questões estéticas.

Como é feita a Rinoplastia?

Existem duas técnicas usadas para a rinoplastia: a aberta (exorrinoplastias) ou fechada (endonasal). Na técnica aberta é feita uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina. Na técnica fechada, há incisões apenas dentro das narinas.

Diferenças entre Rinoplastia Aberta e Fechada

Cada técnica tem suas vantagens e desvantagens e a escolha é definida durante a avaliação feita pelo cirurgião plástico no consultório.

•             Rinoplastia aberta: nesta técnica o profissional faz incisões na columela, (tecido que se localiza entre as narinas), para então erguer a pele do nariz, e esculpi-lo com uma maior liberdade e visibilidade.

•             Rinoplastia fechada: nesta técnica as incisões serão apenas dentro das narinas, não sendo erguida a pele do nariz. O médico modelará seu nariz com instrumentos delicados, o que exige muita experiência e boa formação do profissional.

Tempo de duração da cirurgia:

•             Rinoplastia aberta: geralmente o procedimento cirúrgico dura entre duas a quatro horas, e a anestesia pode ser local ou geral;

•             Rinoplastia fechada: geralmente dura cerca de uma a duas horas, e sua anestesia poderá ser local ou geral. O procedimento exige mais da capacidade do profissional, já que a visão fica limitada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.