Por que muitas pessoas ficam gripadas ou resfriadas no início do verão?

No verão é comum as pessoas usarem e abusarem dos ventiladores e ambientes climatizados com ar-condicionado

Dr. Bruno L. Alencar
Otorrinolaringologista
CRM 18299 RQE 13511

Apesar do inverno ser a estação do ano com maior número de casos de gripe e resfriado, no verão essas infecções também ocorrem bastante. Algumas situações que costumam ocorrer nos períodos de tempo mais quente contribuem para baixar a imunidade das pessoas, tornando-as vulneráveis à ação de vírus que provocam esses quadros.
Mudanças bruscas de temperatura no verão prejudicam a imunidade
No verão é comum as pessoas usarem e abusarem dos ventiladores e ambientes climatizados com ar-condicionado. No calor todo mundo busca um lugar bem fresquinho para se refrescar e consumir muitos produtos gelados. A mudança de ambientes é muito frequente, do frio para o abafado e vice-versa, e de forma abrupta.
Esses não são fatores que causam diretamente os resfriados ou gripe. Eles são causados pelos diferentes vírus comuns no verão. Todos esses fatores podem, de alguma forma, fragilizar o sistema imunológico e predispor a infecção pelos vírus respiratórios do resfriado e da gripe. Também fazem com que os alérgicos possam descompensar e facilitar a entrada dos vírus em circulação na mucosa respiratória inflamada, com diminuição da imunidade e consequente adoecimento.
Cuidar da imunidade no verão é a chave para evitar gripes e resfriados
Portanto, a proteção da imunidade é essencial para evitar gripes e resfriados no verão ou em qualquer época do ano. Para isso, basta adotar alguns cuidados simples no dia a dia. Não é preciso passar calor, mas evitar abusos e exageros nas mudanças bruscas de temperaturas pode ajudar. A higienização do ventilador e ar-condicionado também é fundamental, assim como nos cuidarmos com a umidade do ar.
O Otorrinolaringologista, Dr. Bruno Leonardo Alencar, indica a adoção de uma alimentação saudável, rica em nutrientes, para manter o sistema imunológico fortalecido e, assim, evitar gripes e resfriados no verão. Além disso, recomenda também dormir bem, evitar o estresse, manter rotina de exercícios (no calor é preciso ter mais cuidados) e se hidratar bastante. Também colaboram com a imunidade os cuidados com a exposição solar, proteção da pele em casos de alergia à picada de insetos e hábitos básicos de higiene, como um simples lavar de mãos.