Surdez ou Hipoacusia no ouvido

O que é a hipoacusiano ouvido?

A surdez ou hipoacusia é um termo genérico que serve para definir a perda auditiva. A surdez de transmissão origina-se no ouvido externo ou médio. A surdez neurossensorial (que também se denomina surdez de percepção) originam-se essencialmente no ouvido interno.

O que é perda auditiva neurossensorial bilateral?
Surdez neurossensorial é quando a perda de audição acontece devido a poblemas no ouvido interno (cóclea) ou nas as vias nervosas que vão do ouvido interno ao cérebro. É o tipo mais comum de surdez permanente e é frequente no envelhecimento.

O que leva uma pessoa a ficar surda?
Surdez neurossensorial ou de percepção: é a causa mais comum, e surge devido ao comprometimento do ouvido interno, sendo que o som não é processado ou transmitido ao cérebro, devido a clausas como degenerações das células adutivas pela idade, exposição a som muito alto, doenças circulatórias ou metabólicas como pressão.

O que causa a surdez no ouvido?
Outras causas são genéticas, autoimunes, vasculares, infecciosas ou traumáticas, como atividades físicas muito vigorosas, que lesam o ouvido interno devido à pressão acarretando em perda auditiva súbita. Medicamentos ototóxicos também podem estar relacionados a casos de surdez súbita.

O que é trauma acústico?
Trauma acústico é um dano causado no ouvido provocado por ruído repentino e potente como por exemplo o de uma explosão que pode provocar danos no tímpano e consequentemente perda de audição do tipo condutiva.

Quando sou considerado deficiente auditivo?
Perda auditiva de um dos ouvidos pode ser considerada deficiênciapode ser considerada deficiência.
Atualmente, o Decreto 5.296/2004 restringe a deficiência auditiva à perda bilateral, parcial ou total, de 41 decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz.
Quais são as causas que podem levar uma pessoa a nascer surda ou ficar surda após o nascimento?
Em casos como este, a aquisição da surdez pelo bebê pode se dar por:
–    Medicamentos tomados pela gestante;
–    Doenças adquiridas durante a gestação, como sífilis e toxoplasmose;
–      A exposição da mãe a radiações e problemas no parto;
    O fato da criança nascer antes ou depois do tempo;
 Hereditariedade;
    Infecções hospitalares;
O uso de fórceps para retirar a criança ou a falta de oxigenação.

O que leva uma pessoa a ficar muda?
A mudez é muitas vezes associada à surdez, isto porque os surdos de nascença, por nunca terem ouvido, dificilmente aprenderão a falar. Uma pessoa pode nascer muda, ou adquirir a mudez mais tarde, como resultado de algum acidente ou devido à exposição a determinados produtos químicos.