Vertigem, Tontura e Desequilíbrio

De forma resumida, os sintomas da vertigem são:
Tonturas rotatórias. A sensação é de que você ou o ambiente estão rodando.
Dificuldade em manter o equilíbrio.
Tonturas que vão e voltam frequentemente ao longo de vários dias.
Tonturas que pioram com a movimentação da cabeça ou do tronco, quando tossimos ou quando espirramos.
Também podem estar associados a tontura: dor de cabeça, sensibilidade a luz ou barulho, sensação de fraqueza, visão dupla, taquicardia (coração acelerado) e dificuldades para falar.
Um sinal importante de vertigem é a presença do nistagmo: involuntários, rápidos e curtos movimento dos olhos, geralmente em direção lateral.

 O que é tontura?
Tontura é um termo difícil de ser definido, sendo muitas vezes equivocadamente usado para descrever sensações como desequilíbrio, náuseas, hipotensão, fraqueza, visão dupla, turvação visual ou mal-estar.
A tontura verdadeira é aquela que se apresenta como uma falsa sensação de movimento próprio ou do ambiente, estando frequentemente associada a desequilíbrio e/ou enjoos. Quando a tontura é causada por uma sensação de movimento rotatório, ou seja, parece que tudo ao redor está girando, damos o nome de vertigem. A vertigem é o tipo mais comum de tontura.

 Por que surgem as tonturas e a vertigem?
Para nos mantermos em equilíbrio, para saber em que posição estamos em relação ao meio ambiente (deitado, em pé, inclinado, de lado, pernas esticadas, braços levantados, etc.) e para saber se estamos parados ou em movimento, é preciso que o nosso corpo forneça informações detalhadas ao cérebro.

Temos basicamente três meios para mandar estas informações para o sistema nervoso central:
Visão – nos orienta onde estamos e como está o meio ao nosso redor.
Propriocepção – é capacidade do cérebro reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão. É a propriocepção que nos permite, de olhos fechados, reconhecer que estamos com o braço levantado, de cabeça para baixo, inclinados para frente, com as pernas dobradas, etc.
Ouvido interno – é o maior responsável pelas tonturas e vertigens. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.