Reabilitação Neurológica: Promovendo a Qualidade de Vida
Conceito Neuroecolutivo – Bobath

Laryssa Maira dos Santos 

 

 

O conceito Neuroevolutivo Bobath é uma estratégia de tratamento voltada para pacientes com lesão no sistema nervoso central e que apresentam alteração nos padrões de comportamento motor.

Hoje em dia o conceito Neuroevolutivo Bobath se tornou um dos conceitos mais eficaz e de extrema importância na intervenção terapêutica que avalia e trata de bebês, crianças, adolescentes e adultos com atraso no desenvolvimento motor, ou que apresentam qualquer disfunção motora e suas limitações funcionais, ativando músculos, controle postural e equilíbrio, assim fazendo com que adquiram autonomia dos movimentos para brincar, comer, e fazer suas atividades de vida diária.

O conceito utiliza da inibição dos padrões de movimentos anormais facilitando os movimentos normais através da utilização de ponto chaves de controle e de adaptações no meio ambiente no qual a pessoa esta inserida.  É um conceito que trabalha com interdisciplinaridade num contexto funcional buscando a adesão da família pra otimizar os ganhos em terapia e desta forma também continuar com os estímulos dos aspectos plásticos do sistema nervoso.

As terapias são baseadas no estimulo do desenvolvimento motor buscando um atendimento individualizado onde se priorizam as necessidades especificas de cada criança e preocupa-se com que ela pode e deve fazer. É uma terapia que busca a participação ativa da criança, tanto nos atendimentos em consultório como através de orientações que se estendem ao ambiente que a criança esta inserida por tanto a participação dos pais é fundamental no tratamento. No Bobath utilizamos vários recursos, como bolas, rolos e outros acessórios para manipulações ativas e passivas. Tudo feito para facilitar os membros que apresentam comprometimento e que possam facilitar o alcance das funções.

A grande vantagem do conceito Bobath é que ele trata cada criança em sua individualidade. “ Não há uma criança igual a outra, por isso, as propostas são sempre individualizadas. É importante lembrar que o desenvolvimento motor está ligado ao desenvolvimento cognitivo. A criança que consegue explorar o mundo ao seu redor sem grandes restrições motoras terá um melhor desenvolvimento da parte cognitiva ”.

 

 

POSSIBILITAR: O PediaSuit Beneficiando pessoas com necessidades especiais

Laryssa Maira dos Santos

 

O Centro de Terapia Neuromotara Intensiva Possibilitar foi fundado em 2018, pela fisioterapeuta Dra. Laryssa Maira dos Santos. Localizada na Rua da Liberdade, nº 818 na região central de Irati, a clínica possui um ambiente seguro, com acessibilidade, conforto e conta com uma equipe altamente qualificada e eficiente, comprometida em oferecer tratamentos especializados.  As salas de atendimentos são acolhedoras e alegres, buscamos proporcionar um ambiente lúdico, para que os atendimentos possam ser realizados de maneira prazerosa e produtiva.

A Possibilitar é uma clínica de reabilitação Neurológica que oferece atendimentos individualizados e especializados de fisioterapia (Bobath, fisioterapia respiratória e Pediasuit), terapia ocupacional, intervenção precoce, estimulação visual e fonoaudiologia para bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiências físicas, motoras, sensoriais e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

 

 

Dentro das terapias realizadas na clínica o PediaSuit éuma das abordagens que vem apresentado muitos resultados positivos, agora vamos conhecer um pouco mais desse método.

O protocolo PediaSuit é um método intensivo, com duração de quatro semanas com quatro horas diárias de exercícios associados ao uso de um macacão terapêutico ortopédico, que irá promover um ajuste biomecânico no paciente.

O Pediasuit é uma órtese corporal leve, resistente, flexível, proprioceptiva e dinâmica, composto por touca, colete, calção, joelheira, calçado adaptado e tracionadores emborrachados. Ele possui ganchos plásticos que fixam estes tracionadores, projetados para produzir tensão semelhante à produzida pelo alongamento e encurtamento de músculos humanos, auxiliando a correção de situações anormais do corpo ou movimento. Isso permite que o corpo do paciente permaneça em postura tão próxima do normal quanto possível, tanto em posições estáticas como dinâmicas.

O método PediaSuit é uma abordagem holística para tratamento de indivíduos com distúrbios neurológicos, como Paralisia Cerebral, Atraso no desenvolvimento motor, Lesões traumáticas cerebrais, Ataxia, Atetose, AVC, Síndrome de Down, Macrocefalia, Microcefalia, Hidrocefalia, Autismo e outras condições que afetam as funções motoras e/ou funções cognitivas de uma criança. Todo o procedimento tem como base um programa de exercícios específicos e intensivos. É um programa que estimula o crescimento e o desenvolvimento de cada criança. Trabalha a integração dos reflexos patológicos e o estabelecimento de novos padrões de movimentos corretos e funcionais.

A Terapia Neuromotora Intensiva associada ao uso da órtese suit, trabalha durante quatro horas diárias no período de quatro semanas, onde são realizados exercícios de resistência muscular, flexibilidade, equilíbrio e coordenação. O Protocolo PediaSuit é divido em 4 fases: a primeira fase é chamada de aquecimento e alongamento que leva aproximadamente 15 minutos; a segunda fase é chamada de Suit, que é a colocação do traje; a terceira fase é chamada Monkey Cage (jaula do macaco) onde são realizados os exercícios de fortalecimento e a quarta fase é chamada de Spider Gaiola, onde o paciente é ligado ao cinturão e suspenso por cordas elásticas na gaiola. Todos estes procedimentos têm como objetivo estimular o potencial de desenvolvimento de cada paciente.

Venha conhecer nosso espaço e agente uma avaliação!