Reabilitação Neurológica: Promovendo a Qualidade de Vida
POSSIBILITAR: O PediaSuit Beneficiando pessoas com necessidades especiais

Laryssa Maira dos Santos

 

O Centro de Terapia Neuromotara Intensiva Possibilitar foi fundado em 2018, pela fisioterapeuta Dra. Laryssa Maira dos Santos. Localizada na Rua da Liberdade, nº 818 na região central de Irati, a clínica possui um ambiente seguro, com acessibilidade, conforto e conta com uma equipe altamente qualificada e eficiente, comprometida em oferecer tratamentos especializados.  As salas de atendimentos são acolhedoras e alegres, buscamos proporcionar um ambiente lúdico, para que os atendimentos possam ser realizados de maneira prazerosa e produtiva.

A Possibilitar é uma clínica de reabilitação Neurológica que oferece atendimentos individualizados e especializados de fisioterapia (Bobath, fisioterapia respiratória e Pediasuit), terapia ocupacional, intervenção precoce, estimulação visual e fonoaudiologia para bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiências físicas, motoras, sensoriais e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

 

 

Dentro das terapias realizadas na clínica o PediaSuit éuma das abordagens que vem apresentado muitos resultados positivos, agora vamos conhecer um pouco mais desse método.

O protocolo PediaSuit é um método intensivo, com duração de quatro semanas com quatro horas diárias de exercícios associados ao uso de um macacão terapêutico ortopédico, que irá promover um ajuste biomecânico no paciente.

O Pediasuit é uma órtese corporal leve, resistente, flexível, proprioceptiva e dinâmica, composto por touca, colete, calção, joelheira, calçado adaptado e tracionadores emborrachados. Ele possui ganchos plásticos que fixam estes tracionadores, projetados para produzir tensão semelhante à produzida pelo alongamento e encurtamento de músculos humanos, auxiliando a correção de situações anormais do corpo ou movimento. Isso permite que o corpo do paciente permaneça em postura tão próxima do normal quanto possível, tanto em posições estáticas como dinâmicas.

O método PediaSuit é uma abordagem holística para tratamento de indivíduos com distúrbios neurológicos, como Paralisia Cerebral, Atraso no desenvolvimento motor, Lesões traumáticas cerebrais, Ataxia, Atetose, AVC, Síndrome de Down, Macrocefalia, Microcefalia, Hidrocefalia, Autismo e outras condições que afetam as funções motoras e/ou funções cognitivas de uma criança. Todo o procedimento tem como base um programa de exercícios específicos e intensivos. É um programa que estimula o crescimento e o desenvolvimento de cada criança. Trabalha a integração dos reflexos patológicos e o estabelecimento de novos padrões de movimentos corretos e funcionais.

A Terapia Neuromotora Intensiva associada ao uso da órtese suit, trabalha durante quatro horas diárias no período de quatro semanas, onde são realizados exercícios de resistência muscular, flexibilidade, equilíbrio e coordenação. O Protocolo PediaSuit é divido em 4 fases: a primeira fase é chamada de aquecimento e alongamento que leva aproximadamente 15 minutos; a segunda fase é chamada de Suit, que é a colocação do traje; a terceira fase é chamada Monkey Cage (jaula do macaco) onde são realizados os exercícios de fortalecimento e a quarta fase é chamada de Spider Gaiola, onde o paciente é ligado ao cinturão e suspenso por cordas elásticas na gaiola. Todos estes procedimentos têm como objetivo estimular o potencial de desenvolvimento de cada paciente.

Venha conhecer nosso espaço e agente uma avaliação!