Viver a Palavra
O Evangelho do dia 27/03

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de João 7,1-30

 

 

Durante a festa das tendas, Jesus ensinava no templo de Jerusalém: Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. Sim, verdadeiramente, quem enviou Jesus é digno de confiança, é verdadeiro, é justo. Como viver esse Evangelho no dia de hoje? Existe um ditado: filho de peixe, peixinho é! Você e eu somos filhos de Deus, desse Deus que é digno de confiança, verdadeiro, justo. Então, dessa filiação nasce a necessidade de sermos pessoas dignas de confiança, retas no agir e no falar. Aos olhos dos outros você é considerado uma pessoa em quem se pode confiar?

O Evangelho do dia 26/03

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de João 5,31-47

 

 

Jesus disse que João Batista era uma lâmpada acesa a brilhar. E acrescentou: mas eu tenho um testemunho maior do que João Batista: as obras que meu Pai me concedeu realizar! Como viver esse Evangelho no dia de hoje? A vida, as palavras e os gestos de Jesus são um testemunho constante do amor de Deus Pai pela humanidade. O mesmo vale para nós: somos discípulos de Cristo e o nosso modo de ser e de viver revela quem é Deus. Muitos adolescentes e jovens chegam ao limite de se declararem ateus. Na verdade, não querem para si o Deus que veem no baixo testemunho de vida das pessoas ao seu redor.

O Evangelho do dia 25/03

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de Lucas 1,26-38

 

O Anjo disse à jovem de Nazaré: não tenhas medo, Maria, por que encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz a um filho, a quem porás o nome de Jesus. Como viver esse Evangelho no dia de hoje? Um tal anúncio também ecoou aos seus ouvidos! Deus lhe pede para gerar o Menino Jesus no coração de seus filhos, se você é pai ou mãe; para gerar o Menino Jesus na vida daquela pessoa amiga ou companheira de trabalho; para gerar a presença de Jesus ao seu redor, a todo momento e a todas as pessoas. Quem faz assim revive Maria em si e arrasta o céu sobre a terra.

O Evangelho do dia 24/03

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de João 5,1-16

 

Jesus viu um homem que há 38 anos estava à beira da piscina de Betesda esperando a cura e lhe perguntou: Queres ficar curado? Levanta-te, pega a tua cama e anda. No mesmo instante o homem ficou curado. Como viver esse Evangelho no dia de hoje? Uma pessoa pode ficar anos ao nosso lado precisando de ajuda e passarmos batido, por falta de sensibilidade. Os esposos, quando caem na rotina, podem passar despercebidos e não ter olhos para ver o sofrimento um do outro. Os pais, tomados por preocupações, podem não ver seus filhos crescer e passarem batidos aos seus problemas. É preciso se aproximar com o coração.
 

O Evangelho do dia 23/03

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de João 4,43-54


Distante de sua casa, um funcionário do rei Herodes foi até Jesus e lhe pediu que curasse seu filho. Jesus lhe disse: Podes voltar, seu filho está vivo! Ao se aproximar de casa, os empregados vieram ao seu encontro e confirmaram que seu filho estava vivo e curado.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

Jesus não tinha preconceitos. A cura do filho do funcionário do rei revela isso. Sem dúvida aquele homem era pagão, a serviço dos romanos e odiado pelo povo judeu. Esperava-se de Jesus um gesto firme de recusa ao pedido feito por aquele pai. Mas Jesus ama a todos, sem discriminação e nos pede: vá e faça o mesmo!