Viver a Palavra
O Evangelho do dia 02/06

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de Marcos 12,13-17.

 

Querendo acusar Jesus, perguntaram-lhe se era correto pagar imposto ao imperador. Jesus pediu uma moeda e observando nela a imagem do imperador, disse: Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

A partir da imagem do imperador na moeda, Jesus ensina que devemos pagar impostos. Mas não só: por sermos imagem e semelhança de Deus, devemos também dar a Deus o que é de Deus. Então, depois de cumprir os seus deveres cidadãos, você precisa reconhecer, no mais profundo, a paternidade divina e crescer sempre mais na semelhança com Deus no modo de viver e amar.

O Evangelho do dia 01/06

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de João 19,25-34

 

Hoje celebramos Nossa Senhora Mãe da Igreja. Maria está em pé junto à cruz de seu filho, envolvida em grande dor. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à Mãe: Mulher, eis o teu filho. E ao discípulo: eis a tua mãe.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

Maria estava em pé junto à cruz. Ela não fugiu, não ficou se descabelando, questionando os céus, se culpando, nem mesmo xingando os soldados. Estava em pé, na companhia de seu filho. Só fica em pé, no meio da dor, olhando para o alto, quem confia em Deus. Se a dor bater na sua porta, copie em si os gestos de Maria!

O Evangelho do dia 29/05

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de João 21,15-19.

Nas últimas palavras do Evangelho de João, o Senhor Jesus perguntou a Pedro: Simão, filho de João, tu me amas? Essa mesma pergunta foi repetida três vezes e no final Pedro respondeu: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo.

Como viver esse evangelho no dia de hoje?

Imagine essa mesma pergunta Jesus fazendo-a por três vezes a você. Sinta ele pessoalmente lhe perguntando: você me ama? Deus considera o amor como a única coisa necessária! Se você ama Deus, então testemunhe esse amor a todas as pessoas. O amor é a condição essencial para quem quer seguir Jesus, realizar o plano de Deus e ser bastante feliz.

O Evangelho do dia 28/05

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de João 17,20-26.

 

Jesus reza pela unidade: Pai Santo, te peço por todos que vão crer em mim pela tua palavra. Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti e para que eles estejam em nós.

Como viver esse evangelho no dia de hoje?

A unidade é aquela atmosfera de céu que sentimos quando estamos unidos no amor. É quando se está com pessoas que se querem bem reciprocamente e se sente de forma espontânea a alegria, o entusiasmo, o ardor... é tão bom que você gostaria que aquele momento não acabasse. Isso acontece quando há unidade. Ela é dom de Deus. Nos faz experimentar a vida e a alegria da trindade em corpos humanos.

O Evangelho do dia 27/05

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de João 17,11-19.

 

Na oração da última ceia, Jesus rezou por nós: Pai, não te peço que os tires do mundo, mas que os livres do Maligno. Guarda-os em teu nome, para que eles sejam um assim como nós somos um.

Como viver esse evangelho no dia de hoje?

Para ficarmos livres da influência do Maligno precisamos viver em comunidade: unidos em família e junto das pessoas de fé. Se houver união, amizade, amor e unidade a tal ponto de termos sintonia no modo de pensar e de agir, sentiremos a alegria que Jesus prometeu a quem vive a unidade. Ele se fará presente entre nós e se realizará aquele sonho: assim na terra como no céu.

O Evangelho do dia 26/05

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de João 17,1-11.

 

Jesus abre seu coração diante dos discípulos e reza a oração sacerdotal da última ceia. Ele pede ao Pai por nós: Pai, eu te peço por aqueles que me deste, porque são teus. Eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti.

Como viver esse evangelho no dia de hoje?

Você acha inevitável viver com tristeza? Você acha normal se sentir sozinho? Você se sente impotente diante dos problemas da família? Sua vida tornou-se um peso? Se você se viu nessas perguntas, então confie-se mais a Deus: feche a porta do seu quarto, ajoelhe-se e reze com seus sentimentos a Jesus, em voz alta, pois ele rezou assim por você.

O Evangelho do dia 25/05

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de João 16,29-33.

 

 

Na última ceia Jesus antecipa aos discípulos: no mundo tereis tribulações, mas tende coragem! Eu venci o mundo.

Como viver esse evangelho no dia de hoje?

Para o evangelista João, ‘mundo’ significa todas as coisas sem Deus. É a realidade que vemos todos os dias ao nosso redor: você percebe que está sendo enganado; você sente o peso do pecado, mas não pode desanimar. Jesus disse: coragem! Eu venci o mundo. Quem só olha para si, acaba entristecendo-se e não percebe a beleza da vida. Quem, com muitos problemas, volta-se para o céu, encontra sentido para tudo. Participa da vitória de Cristo: eu venci o mundo.

O Evangelho do dia 22/05

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de João 16,20-23.

 

 

 

Pouco antes de voltar para o Pai, Jesus disse aos discípulos: vós chorareis e vos lamentareis, mas ao mundo se alegrará. Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.

Como viver esse evangelho no dia de hoje?

Os apóstolos de ontem, assim como a Igreja de hoje está mergulhada no mundo, do qual sofre influência e perseguição. E a Igreja também sofre pela traição de alguns de seus membros. Mas ela jamais deixará de existir, pois possui chancela divina. Passa por provações e todos que permanecem fiéis a Deus vão povoando o céu e a tristeza vai se transformando em alegria.

O Evangelho do dia 21/05

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de João 16,16-20.

 

 

 

Em seu longo discurso de adeus na última ceia, Jesus disse: vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.

Como viver esse evangelho no dia de hoje?

Tendo cumprido inteiramente a sua missão, Jesus estava prestes a voltar para o Pai. A tristeza a que ele se referia dizia respeito à sua partida e a alegria estava relacionada à vinda do Santo Espírito. O Espírito Santo é sempre associado à alegria, paz, amor, esperança, liberdade, criatividade, entusiasmo, testemunho, discernimento, sabedoria, coragem. Reze sempre pedindo aos céus o Espírito Santo para você e seus familiares.

O Evangelho do dia 20/05

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de João 16,12-15.

 

 

Quando vier o Espírito Santo ele vos ensinará toda a verdade, por que não falará por si mesmo, mas vos lembrará tudo o que tenho dito e vos anunciará as coisas futuras.

Como viver esse evangelho no dia de hoje?

A voz do Espírito Santo que fala por meio da sua consciência lhe mantém, a todo instante, em sintonia com Deus. Ela contempla a sua história pessoal, a sua família e a atual realidade do mundo. O Espírito Santo atualiza, no momento presente da vida, a vontade de Deus para você. Por isso, se você deixar-se conduzir pela voz do Espirito Santo, se realizará em você o sonho e o desígnio de Deus!