Viver a Palavra
O Evangelho do dia 07/08

Dom Mário Spaki comenta Evangelho de Mateus 16,24-28

 

Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga, disse Jesus. E ainda: quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la, mas quem perder a sua vida por causa de mim, vai ganhá-la. De fato, o que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida?

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

As pessoas mais felizes são as que fazem o bem, as que fazem da sua vida um dom para os outros. É verdade também o contrário: as pessoas mais tristes, tantas vezes, são as mais egoístas! Ouça isso: quem está ao seu lado é um dom para você e você é um dom para quem está ao seu lado.

 

O Evangelho do dia 06/08

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de Mateus 17,1-9.

 

Festa da transfiguração do Senhor. Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, subiu num alto monte e se transfigurou diante deles. Seu rosto brilhou como o sol e suas roupas ficaram brancas como a luz. Na transfiguração, Jesus estava preparando seus discípulos para a desfiguração que aconteceria, dias depois, no alto da cruz.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

Os três viram a glória divina. Deus sabe que a cruz é tremenda e se antecipa para nos preparar a ela. Se ele tem essa delicadeza, você acha que ele nos deixaria sozinhos em nossa cruz? Jamais! Exatamente o contrário: é na cruz que o encontramos!

O Evangelho do dia 05/08

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de Mateus 15,21-28.
 

 

Uma mulher cananeia foi até Jesus pedindo a cura para sua filha. Mas, Jesus não lhe respondeu uma palavra sequer e parecia não considerar seu pedido, pois ele foi enviado para as ovelhas perdidas de Israel a não aos estrangeiros. Mas ela não desistiu: Senhor, socorre-me!

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

Às vezes, temos medo de nos aproximar de Deus após termos sido infiéis ou por nos julgarmos pecadores. Temos receio de insistir com ele. E acabamos esquecendo que Deus nos ama imensamente do jeito que somos. Aquela mulher insistiu e recebeu de Jesus um grandíssimo elogio: Mulher, grande é a tua fé!

O Evangelho do dia 04/08

Dom Mário Spáki comenta o Evangelho de Mateus 15,1-2.10-14

 

Os fariseus repreendiam Jesus porque seus discípulos comiam pão sem lavar as mãos, desobedecendo as tradições. Jesus lhes explicou que não é o alimento que torna impuro o homem, mas o que sai da sua boca e do seu coração.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

Alimente o seu interior com boas leituras, bons filmes, boas músicas, boas conversas e um tempo estendido de oração. Para manter puro seu coração evite amizades nocivas, piadas sujas, novelas, conteúdos pornográficos. Existe um termômetro para avaliar se você é puro de coração. Observe em si mesmo: a boca fala do que o coração está cheio.

O Evangelho do dia 03/08

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de Mateus 14,22-36

 

Depois da multiplicação dos pães, Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. Depois Jesus subiu ao monte para rezar, a sós.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

Os pequenos gestos de delicadeza demonstram quanto amor temos no coração. Jesus poderia ter dado um tchau único e geral para todos, afinal já tinha multiplicado os pães para a multidão, mas Deus ama as pessoas uma a uma. Quanta ternura passava pelo coração de Jesus ao fitar os olhos daquelas pessoas. Faça o mesmo com as pessoas do seu convívio.

O Evangelho do dia 31/07

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de Mateus 13,54-58

Jesus foi à sua terra natal e ensinava na sinagoga, de modo que todos ficavam admirados. E diziam: De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? Não é ele o filho do carpinteiro e sua mãe não se chama Maria? E ficavam escandalizados por causa dele.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

Os conterrâneos de Jesus o desvalorizavam, pois ele era de casa. Hoje eu lhe pergunto: você valoriza devidamente as pessoas de sua casa? Sabe olhar para seus filhos como Deus olha? Festeja com eles as suas conquistas? Sabe sintonizar seu coração com os sentimentos mais nobres de seus pais e ouvir as histórias de seus avós?

O Evangelho do dia 30/07

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de Mateus 13,47-53

 

O Reino dos céus é como uma rede lançada ao mar e que apanha todo tipo de peixes. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. Assim acontecerá no fim dos tempos, disse Jesus.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

O que significa não prestar para Deus? Não presta serviço a Deus quem promove o ódio, a vingança, a mentira, a fofoca; quem engana e faz o mal ao seu semelhante. Esses prestam ao demônio! As pessoas que prestam para Deus sabem amar a todos, também ao pobrezinho de alma abatida, que treme ao ouvir a divina palavra.

O Evangelho do dia 29/07

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de João 11,19-27

Quando Jesus chegou, Marta foi ao seu encontro. Jesus disse a ela: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

Só tu tens palavras de vida eterna, havia dito Pedro a Jesus. Isso mesmo! Ninguém pode acrescentar um respiro sequer à sua vida, depois da morte, somente Deus. Se você estará nas mãos dele no futuro, então, por que viver longe dele agora? Reze a Deus: Senhor, a minha vida e ressurreição estão guardadas, desde agora, em seu divino coração. Obrigado, Senhor, pela vida eterna!

O Evangelho do dia 28/07

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de Mateus 13,36-43

 

Jesus explica a parábola do joio. Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

O mal está pertinho de nós e ao nosso alcance. Estava também próximo de santos como João Paulo II e Tereza de Calcutá. Mas eles seguiram Deus e optaram pelo bem. Faça isso você também: comece cultivando bons pensamentos e bons sentimentos, pois a linha divisória entre o bem e o mal passa pelo centro do seu coração.

O Evangelho do dia 27/07

Dom Mário Spaki comenta o Evangelho de Mateus 13,31-35

O Reino dos céus é como uma semente de mostarda que um homem semeia em seu campo. É também como o fermento que uma mulher mistura com a farinha, para que fique fermentada a massa, disse Jesus.

Como viver esse Evangelho no dia de hoje?

As coisas de Deus acontecem no silêncio e na simplicidade. Começam na pequenez e depois se tornam grandes como a árvore de mostarda que poderá abrigar passarinhos ou o fermento que faz crescer toda a massa. Ouça agora o que vou lhe falar: para que o reino de Deus se fortaleça em você e cresça, crie um clima de família entre todos ao seu redor. Feito isso, tudo o mais o próprio Deus fará!