WawNews: Conexão e Informação.
O que é fibra óptica?

Ela está presente em nossas casas, em empresas, supermercados, cinemas, shopping center, grandes corporações e até no fundo do mar!

A fibra óptica está em todos os lugares conectando pessoas através da luz. Tudo começou na década de 60 em plena guerra fria.
A necessidade de uma comunicação mais fácil e segura fez com que o exército Americano criasse a ARPANET, a primeira rede de computadores do mundo!
A partir de então, a rede de computadores foi se tornando cada vez mais disponível e indispensável para o público em geral, até se tornar a internet que temos hoje.

Hoje a fibra óptica está mais acessível do que nunca.
 

Mas nem sempre foi assim.
 

Tivemos que nos acostumar com outras tecnologias inferiores nas décadas passadas. Lembra daquele “barulhinho” da internet discada? Dá até saudade, mas quando nos lembramos que as velocidades eram de 56kbps já passa! Internet via rádio, e ADSL…


Quem se lembra que a gente ficava sem poder usar o telefone porque estava usando a internet?

Mas afinal o que é fibra óptica?

A fibra óptica é um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro ultrapuro!


Por isso é capaz de levar conexão a locais mais distantes sem perda de qualidade ou instabilidade.
A fibra não usa eletricidade na transmissão, como o cabo de rede comum, que é utilizado cobre.
Na fibra óptica, o sinal é transformado em luz para então ser enviado através do cabo, sendo capaz de alcançar frequências muito maiores.

A maior vantagem da fibra é a velocidade de transmissão de dados.
Em uma única fibra óptica conseguirmos passar Terabits por segundo!

É muita velocidade!

Outro ponto positivo é a maior área de cobertura. Enquanto os fios de cobre sofrem degradação de sinal a partir de 100 metros, a fibra óptica consegue alcançar mais de 100 quilômetros sem perder qualidade. Quanto à resistência, a fibra óptica possui uma durabilidade muito maior.
Enquanto que os cabos de cobre estão sujeitos ao desgaste por oxidação, a fibra óptica está livre disso, podendo ter redes com mais de 20 anos sem a perda de qualidade.

Agora já sabemos porque a internet via fibra óptica é muito melhor!

Matheus Krug – Gerente de Redes – WaW Fibra

Como funciona o roteador wireless?

Quem já não pensou que estava com problemas com o seu provedor de internet e ligou pedindo suporte, e descobriu que o problema estava no seu roteador?

É muito fácil confundir.

Um roteador com muitos dispositivos conectados ou de baixo alcance impedem o pleno uso da sua banda.

Roteador antigo que perdeu a performance também.

Estamos na era da conectividade e da hiper velocidade. Tudo está conectado à internet: nosso smartphone, smartTV, assistente virtual e até as lâmpadas de nossas casas!
E com velocidades de até 1 giga!

Contratar um provedor de qualidade é essencial, mas não é tudo.

O investimento em um roteador de qualidade e entender o funcionamento dos roteadores wireless também se faz necessário. São eles que gerenciam todos os dispositivos conectados em nossas casas.

Na função de access point, é responsável por distribuir o sinal de internet sem fio para os dispositivos.

O roteador se conecta com o provedor de internet via fibra óptica, onde recebe o sinal de internet.

Mas o que muda de um roteador para outro? Mesmo com as funções praticamente iguais, encontramos várias diferenças.

Vamos falar da velocidade de transmissão e das frequências.

Velocidade

As portas ethernet podem ser 10/100/1000mbps. Isso se refere à capacidade máxima de transmissão de cada porta. Se você contrata um plano de 200 megas, por exemplo, e o seu roteador possui apenas as portas 10/100mbps, sua navegação ficará limitaram 100 megas, mesmo que o seu plano seja de 200!!

Quando for comprar seu próximo roteador, prefira um roteador com porta GIGA.

Frequência

As duas frequências mais comuns utilizadas pelos roteadores são 2.4GHz e 5GHz.

Uma transmissão em 2.4GHz tem mais chances de transpor obstáculos, como por exemplo as paredes da sua casa.

Mas essa frequência tem limitação de banda. Não passa muita velocidade. Já a transmissão em 5GHz passa muita velocidade. Porém, essa frequência requer uma proximidade melhor do dispositivo com o roteador. Quanto maior a frequência maior será o trafego de dados, enquanto a distância alcançada diminui. Quando for escolher o seu novo roteador, verifique nas especificações se ele possui as duas frequências (2.4GHz e 5GHz). Esse é o roteador Dual Band.

Fica a dica:

  • Adquira um roteador de qualidade, de preferência Dual Band;
  • Como as velocidades de navegação estão cada vez maiores, invista num roteador Giga;
  • Providencie que ele fique num lugar da casa que o mais próximo possível da Smart TV, e onde você passa mais tempo usando outros dispositivos.

 

Matheus Krug Gerente de Redes - WaW Fibra

WAW promove Concurso Cultural valendo um iPhone SE

Hoje mais do que nunca, a conectividade se tornou essencial para vivermos. Com a pandemia e o isolamento social, pudemos através da internet manter nossas atividades diárias e diminuir consideravelmente os efeitos causados pelo distanciamento.

Através das redes sociais pessoas do mundo todo interagem e debatem o mesmo acontecimento em tempo real, da mesma forma você consegue matar a saudade de amigos e familiares que estão longe ou isolados, através de uma ligação ou vídeo chamada.
A forma de trabalhar e estudar também precisou ser reinventada, o modelo home office foi inserido no dia a dia dos trabalhadores e para surpresa de todos, tem funcionado melhor do que o esperado. Da mesma forma, os estudantes precisaram se adaptar ao estilo remoto e as escolas e universidades tiveram que ampliar seus serviços.

Além de todas as novas funcionalidades, a internet também expandiu os modos de entretenimento com a tecnologia streaming, que permite assistir séries e filmes, e ouvir músicas em qualquer lugar. Os games também têm ganhado bastante espaço nesse meio tempo, abrangendo todas as idades e preferências.

Desde o princípio, a WAW sabia da importância da internet para o mundo, de ter uma experiência verdadeiramente digital, com uma conexão de alta qualidade para poder aproveitar tudo o que a internet e a tecnologia podem oferecer. E agora quer saber de você, qual a real importância da internet para a humanidade?

Para isso desenvolvemos um Concurso Cultural que premiará o vencedor com o sonho de consumo de todos nós: um iPhone SE. O Concurso começa a valer a partir de segunda-feira 22 de março e para participar é muito simples, em seu instagram poste uma foto que represente "A importância da Internet na sua vida." com as hashtags #wawfibra #liberdadeparaconquistas, marque @waw.fibra. As 10 melhores fotografias serão exibidas nas lojas WAW Fibra e o 1º lugar ganhará o Iphone. O vencedor será divulgado no dia 08 de maio, no instagram da Waw.

https://www.instagram.com/waw.fibra/