Cidades Irmãs

Confira mais um Papo Confidencial

A abertura da 1ª ExpoIrati teve um fato inusitado. O prefeito Jorge Derbli recebeu a visita do prefeito da cidade irmã de Santa Catarina, Neuri Meurer. Derbli já tinha visitado o município situado no norte do estado, a 400 km de Irati-Pr. Derbli fez questão de envolver o prefeito de lá nas solenidades de abertura. Irati não é um nome comum e ter duas em estados próximos é uma singularidade. Na foto, o prefeito Jorge Derbli e Neuri Meurer, com o presidente da Câmara de Irati e com o vereador que acompanhou o prefeito Meurer, representado o legislativo de lá.

FENAFEP

Enquanto trabalha para o êxito da FENAFEP o prefeito Osnei Stadlrer, de Prudentópolis, assinou, esta semana, convênio para construção da sede própria do Conselho Tutelar com investimento do estado. Osnei, que na foto está com a secretária Célia Schom, agradece ao governador Ratinho e ao chefe da SEDU, Agostinho Zuk.

Expectativa

As expectativas para a 1ª ExpoIrati são as melhores possíveis. Além do CT estar totalmente preenchido para o evento com mais de 200 empresas instaladas. A movimentação na cidade já é perceptível. Hotéis lotados em Irati e cidades vizinhas, gerando contratação de mão de obra. Para quem discorda, é apenas uma mostra do volume que uma festa desta impulsiona o município em todos os sentidos.

Presenças

Várias autoridades estarão presentes na ExpoIrati. O secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, confirmou que virá na sexta-feira (05), a tarde. No mesmo período, a deputa Eleandre estará circulando pelo local. Além de Evandro Roman, que confirmou presença no sábado (06), também Hussein Bakri já avisou que vem. Mas o primeiro foi Artagão Junior que prestigiou o evento na noite de quinta-feira (04), junto do prefeito Jorge Derbli.

Encontro

Após a convenção do PSD que conduziu Ratinho Junior para reeleição, realizada no último sábado, o prefeito Leandro Jasinski participou de um almoço com o apresentador do SBT, Ratinho. O evento foi proporcionado por Hussein Bakri que terá o apoio de Leandro para reeleição. Na foto, Leandro Hussein, Ratinho e Cris.

Nocaute

Após levar o terceiro nocaute, o ex-prefeito de Guarapuava não vai mais disputar o Senado. Cezinha foi tolhido pela executiva nacional do PSDB. Beto Richa está insistindo para que Cezinha venha a deputado federal. Com grandes chances de eleição, engorda a chapa de federal e terá um mandato até decidir o que fará da carreira eleitoral. Mas segundo o Blog do Tupan, Silvestri é assediado para ajudar Moro no União Brasil.

Enfermagem

Aconteceu na última sexta-feira (29) um encontro para valorizar a enfermagem. Nele, a deputada Leandre falou sobre o piso da enfermagem e as estratégias da aprovação no Governo Federal. No evento, estiveram presentes a vice de Irati, Ieda Waydzik, a presidente do CIS/Amcespar, Cleonice Schuck, Leandro Jasinski, Junior Benato, a deputada Leandre e a secretária de Saúde de Rio Azul, Cristiane Schvaidak, que foi uma das promotoras do evento.

Marqueteiro

Um dos maiores vencedores de eleições no Paraná, o jornalista e marqueteiro Marcelo Cattani foi escolhido para cuidar da campanha do candidato ao Senado Federal pelo União Brasil, Sergio Moro. Assessores do ex-juiz confirmaram o acerto no início da tarde desta quarta-feira. Marcelo Cattani consegue tirar “leite de pedra” e deve consolidar a campanha de Sergio Moro para além dos simpatizantes da Lava Jato. As informações são do Blog do Tupã.

Aniversário

O CIS/AMCESPAR completou 28 anos. E para comemorar a data, a prefeita Cleonice Schuck, presidente da entidade, inaugurou a ampliação do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) junto do lançamento programa itinerante de diagnóstico do câncer e a apresentação do projeto da construção do AME – Ambulatório Médico de Especialidades, que será construído próximo a Yazaki.

Fogo Amigo

A candidatura de Sandro Alex recebeu fogo amigo em Ponta Grossa. É que o vice-prefeito, Capitão Saulo (Republicanos), será candidato a deputado federal. O problema é que Saulo é da base e divide ainda mais os votos do município. Embora tenha um colégio eleitoral apenas de Ponta Grossa, existem 10 candidatos a federal sendo os de maior expressão Sandro Alex, Aliel Machado, Jocelito Canto e agora Capitão Saulo. A prefeita até tentou uma viagem para inviabilizar a candidatura do vice, mas deu na trave.

Moro para o Senado

O União Brasil confirmou o nome do ex-juiz Sergio Moro para disputar a vaga ao Senado no Paraná. A convenção estadual do partido homologou apoio ao governador Ratinho Junior para reeleição. Dentre os nomes que vão disputar uma vaga na Assembleia pelo UB está Nelson Justus com base em nossa região e o empresário Newton Bonin que disputa uma vaga a deputado federal pela primeira vez.

Nas mãos dos indecisos

A pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisas, um dos institutos mais sérios no quesito eleitoral, aponta que a decisão do próximo presidente virá dos indecisos. Isso porque o número de quem não sabe em quem votar está em 31.5% na espontânea, superando os 30.5% de Lula (PT) e os 26.9% de Bolsonaro (PL). A pesquisa está registrada sob número BR-05251/2022 no TSE. Se observarmos os números podemos perceber que Lula pode ter chegado ao seu teto, uma vez que parou de crescer.

726” Até o momento, este é o número de candidatos a deputado estadual no Paraná

Diferença pouca

Já na induzida, onde se mostra uma lista de candidatos, Lula está na frente com 41.1%, mesmo índice do mês passado. Bolsonaro está com 35.6%, apenas 5.5% de diferença, e Ciro Gomes com 7.9%. A pesquisa foi do dia 28 de julho e 1º de agosto. Simone Tibet do MDB aparece com apenas 1.8%. Isso mostra que quem conseguir no pleito buscar de forma mais eficiente o voto indeciso vai levar o pleito.

Não vai

O governador Ratinho Junior não vai ao debate que a Band TV, vai gerar neste domingo. É o primeiro evento pós as convenções. A presença será maciça de candidatos de esquerda. Como é tendência de vitória em primeiro turno, Ratinho deve retardar o início da campanha se poupando de ações desnecessárias. E participar de debate para debater com Requião…tenha paciência.

Confirmado

Ratinho Junior confirmou que Paulo Martins (PL) será o seu candidato ao Senado no Paraná. Martins tem o apoio de Ratinho e Bolsonaro. Com discurso eloquente, Paulo Martins conquistou espaço e deixou para trás, inclusive nas pesquisas, outros postulantes ao cargo. Ele vai disputar com Sergio Moro que saiu pelo UB (União Brasil). A decisão foi homologada também no PL.

Indefinido

A vida do Senador de 78 anos Álvaro Dias (Podemos) está enrolada. Foi convidado a disputar a vaga de presidente pelo Podemos, mas pelo que indica vai renunciar. As informações dizem que deve mesmo é disputar contra Moro a única vaga paranaense ao Senado. Na última pesquisa, Moro aparece na frente de Dias. Seu desempenho no último mandato não agradou a população e a terceira idade, que atualmente representa o Paraná no Senado, está deixando a desejar. E, possivelmente, quem “pagará o pato” é Álvaro Dias.

“A verdade é que fica claro que a relação do Álvaro é utilitarista para preservar os interesses dele”

Cesar Silvestri Filho