150 alunos se formam no PROERD em Teixeira Soares

Foto: Reprodução/Alunos dos quintos anos das escolas municipais do município participaram dos encontros do PROERD Na última quinta-feira (27), aconteceu

Foto: Reprodução/Alunos dos quintos anos das escolas municipais do município participaram dos encontros do PROERD

Na última quinta-feira (27), aconteceu em Teixeira Soares a formatura de 150 alunos, dos quintos anos da educação municipal, no Programa Educacional de Resistência a Drogas (PROERD), ofertado pela Polícia Militar.

O programa começou antes das férias de julho deste ano, e continuou até a formatura na semana passada. Os alunos dos quintos anos das escolas municipais de Teixeira Soares participaram de dez encontros, baseando-se em uma apostila que tinha o conteúdo programado, o palestrando foi o Soldado Adriano Sabakeviski.

Durante as reuniões o soldado Sabakeviski elaborou um concurso de redação, no qual os alunos participaram, o melhor foi selecionado e ganhou um kit de livros. Os alunos também ganharam uma camiseta no final do programa, em que usaram no dia da formatura.

Para o secretário de Educação Municipal, Clemerson Jonari Cardoso, o programa é muito importante para as crianças. É um programa que ajuda a afastar as crianças dos perigos de hoje. Sempre estamos falando sobre drogas e violência nas escolas, mas com a Polícia as crianças aprendem mais. O Soldado também aproximou mais a Companhia das crianças, mostrando que ela é amiga da sociedade no cotidiano. A nossa juventude está disposta a essas coisas, e uma ajuda com os adolescentes é sempre bem-vinda, comenta

O secretário ainda destaca a alegria dos alunos em participarem do programa, que está na sua terceira edição no município. Os alunos gostaram bastante, não só eles, mas os professores, diretores e as famílias. Foi visto com bons olhos o projeto, disse.

Cardoso ainda enfatiza que o programa vai continuar no município. Este é o terceiro ano que temos o programa, e é muito importante para afastar as nossas crianças das drogas e violência, por isso nós precisamos continuar com esse projeto para que os adolescentes possam conhecer essa realidade e fazer com que elas se conscientizem, enfatiza.

PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.), criado pela professora Rutty Hellen juntamente com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, em 1983.

No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.