1ª Expo Ovinos da Feira Agropecuária de Ovinocultura acontece em Imbituva

O evento acontece no sábado (09) no pavilhão Francisco Barros

Esther Kremer

O evento 1ª Expo Ovinos da Feira Agropecuária da Ovinocultura de Imbituva acontece no sábado (09), com início às 8h, no barracão da feira de malhas Francisco Barros. Esta é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Pecuária do município. A feira contará com exposição de animais ovinos, equipamentos, produtos de agropecuária, palestras, shows de artistas locais e praça de alimentação.

Será realizado um almoço com preparos diversificados da carne de borrego, arroz, farofa e saladas, no valor de R$ 50. Será feito o sorteio de um borrego para as pessoas que comprarem o almoço.  Haverá praça de alimentação com petiscos de carne de borrego, chopp e bebidas em geral.

O secretário de Agricultura e Pecuária, Tiago Souza Castro, explica sobre a importância do evento para o município e também para a região. “Este evento é uma possibilidade de o produtor ter renda e é uma atividade feita pelos nossos produtores, é um apoio para eles e uma festividade para o público, da área urbana também”, disse.

Segundo Castro, a carne de ovinos precisa ser melhor cultivada pela população pois é um produto com qualidade e saboroso. “A carne de ovino é muito boa e deve ser apreciada, é uma atividade importante para o setor, temos vários produtores que fazem um excelente trabalho. O setor é importante e é bom fomentar esta atividade econômica”.

Cronograma

No cronograma de atividades, a partir das 9h, será realizada a exposição e feira de animais ovinos, representados por produtores locais e da região, com a presença de animais de raça pura e ganhadores de prêmios destas raças. Neste momento, também acontece a feira e exposição com empresas do setor agropecuário da região, com máquinas, insumos, materiais e implementos.

Haverá touro mecânico, parquinho para as crianças, cama elástica, piscina de bolinhas e brinquedos infláveis.

As palestras serão realizadas a partir de 9h e a primeira é sobre produção e comercialização da carne ovina na era digital. A palestrante será a zootecnista, Juliana Ferreira Borges de Freitas, formada em zootecnia, especialista em ovinocultura e produtora.

A segunda palestra começa às 10h e será sobre o sistema de ovinos e as suas ferramentas de rastreamento e procedência da carne. Contará com a presença do analista de sistemas, Átila de Freitas Júnior, especialista em engenharia de software, desenvolvedor de software sistema de ovinos e produtor.

As 11h acontece a palestra sobre a ovinocultura no Paraná, o seu potencial produtivo e os cuidados de manejo na criação. O palestrante será o veterinário Amaro Mendes de Araújo.

A partir de 11h45 será servido o almoço para as pessoas que compraram. No período da tarde, a partir de 13h, acontecerá os shows musicais com artistas locais, com a presença de Lisoel e Guilherme, Lincon Góis e Ney Santos.