36 Catequistas da Diocese de Ponta Grossa vão à romaria nacional
Participaram catequistas das paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nossa Senhora da Luz (Irati), São Judas Tadeu e Sant’Ana (Castro), Imaculada Conceição (Teixeira Soares), São Pedro Apóstolo, Senhor Bom Jesus e Catedral Sant’Ana
Assessoria de Imprensa da Diocese de Ponta Grossa
A Diocese de Ponta Grossa esteve representada na primeira Romaria Nacional de Catequistas, realizada do dia 30 de agosto a 1º de setembro, em Aparecida (SP). Foram três dias de celebrações e aprofundamentos sobre a iniciação à vida cristã com inspiração catecumenal. Da Diocese, participou um grupo de 36 catequistas das paróquias São Judas Tadeu e Sant’Ana (Castro); Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nossa Senhora da Luz (Irati), Imaculada Conceição (Teixeira Soares), São Pedro Apóstolo, Senhor Bom Jesus e Catedral Sant’Ana.
“Foi muito importante para a nossa Diocese ter participado deste momento, pois foi de uma profunda comunhão entre os catequistas do Brasil e também comunhão com a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, que nos conduz nessa reflexão sobre a Iniciação à Vida Cristã, nos fazendo trilhar com segurança um caminho de unidade”, avaliou a coordenadora diocesana da Pastoral de Animação Bíblico-Catequética, Flávia Carla Nascimento. Foram 3.300 inscritos de todo o País.
O arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leomar Antônio Brustolin, destacou a intenção de que as reflexões favorecessem uma catequese que anuncie Jesus Cristo e conduza as pessoas no caminho do discipulado. “Reunidos aos pés da Mãe, pedimos luzes, indicações e a bênção de Deus para continuar transmitindo a fé para crianças, jovens e adultos. Imaginem quanta gente junta estudando, refletindo, rezando sobre as novas possibilidades e grande partilha de experiências. Esse projeto visa, acima de tudo, tornar Jesus Cristo mais conhecido e amado entre nós. Estivemos juntos também em um grande projeto renovar as nossas comunidades à luz da Palavra de Deus e em uma Iniciação à Vida Cristã que vise comunhão, participação e missão”, enfatizou.
O Encontro, organizado pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, é um momento de encontro, convivência, formação e celebração que busca atender às necessidades de alinhar e impulsionar a catequese no País. “O momento atual oferece várias propostas para a prática catequética, ao mesmo tempo em que é marcado por diversos e emergentes desafios”, dizia o texto de apresentação da romaria. Dia 30 pela manhã, Dom Leomar fez a conferência de abertura, abordando o ‘Transmitir a fé na cultura atual: escutar os sinais dos tempos’. Ele conduziu uma reflexão sobre os desafios e oportunidades de evangelizar em um mundo em constante mudança.
O assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Wagner Francisco de Sousa Carvalho, tratou do ‘ABC da IVC’, um momento para refletir sobre os principais termos que são utilizados durante o processo de Iniciação à Vida Cristã. Segundo o padre, o objetivo foi “ajudar, tanto aqueles catequistas que já são experientes e atuantes há muitos anos, mas também aqueles iniciantes a se aproximarem desses termos para ajudar na ação catequética e pastoral”.
Houve ainda partilhas de experiências e momentos de interação e de oração, como adoração ao Santíssimo Sacramento, leitura orante da Palavra de Deus, celebração penitencial e celebrações eucarísticas.