4ª Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal acontece em Irati

O evento foi realizado na Rua da Liberdade, bairro Centro

Esther Kremer

Na terça-feira (09), o Hospital Erasto Gaertner, em parceria com a Prefeitura de Irati, realizou a 4ª Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso excessivo do tabaco e de bebidas alcoólicas, assim como, outras causas que podem levar o indivíduo a desenvolver o câncer na boca.

O evento aconteceu na Rua da Liberdade, bairro Centro, e contou com a participação do criador da campanha, Dr. Laurindo M. Sassi, que é especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facil. Também contou com a participação do dentista e coordenador da saúde bucal de Irati, Dr. Roberto Van der Laars, da presidente da ANAPCI, Denise Dietrich, e outros voluntários.

Sassi realiza a campanha desde 1989 e acredita que atualmente as pessoas estão mais conscientes sobre este risco. O médico também comentou sobre como a nova Lei do Novembro Vermelho tem ajudado na prevenção do câncer de boca em todo o estado do Paraná. “Em Irati, é o quarto ano de campanha e estaremos aqui todos os anos, no mês de novembro, fazendo os exames na população acima de 30 anos, para conscientizar que a pessoa pare de fumar e consuma menos álcool”, disse.

O dentista, Roberto Van der Laars, comenta que o trabalho que está sendo desenvolvimento é de muita qualidade e com grandes efeitos na vida da população. “Tenho muito orgulho do trabalho que está sendo feito e espero que continue nos anos seguintes, que tenhamos a oportunidade de estar ajudando, trazendo está conscientização para as pessoas e tirando as possíveis dúvidas”, disse.

Van der Laars também relata que a população precisa ter conhecimento para que possam tratar a doença o quanto antes, com o tratamento precoce a chance de cura é mais eficiente.

A presidente da ANAPCI, Denise Dietrich, esteve presente no evento e explicou como a Associação está se organizado para as atividades voltadas ao Novembro Azul. Na ocasião, estavam sendo vendidos bonés, canecas e camisetas com o tema do mês de cuidado à saúde do homem. “Aproveitamos o espaço para orientar também as pessoas sobre a prevenção do câncer de próstata e todo o câncer no homem. A nossa ideia é despertar na população o cuidado com o seu corpo”, disse.

Na quarta-feira (10), a ANAPCI realizou um passeio ciclístico como forma de arrecadar alimentos para distribuir entre os pacientes e marcar o início do Novembro Azul.

Sassi também comentou sobre o mês que está voltando para a saúde do homem e enfatizou a importância deste cuidado. “Agora não estou falando como profissional, mas sim como homem, é muito importante se cuidar e prevenir, eu faço o preventivo e o exame de toque todos os anos, prefiro prevenir do que acabar tendo uma surpresa desagradável. Cuidem do seu corpo e da sua saúde”, finalizou o médico.