Alunos do Colégio Florestal realizam plantio de árvores no Parque da Vila São João

Atividade foi realizada em comemoração a Semana do Meio Ambiente

Esther Kremer

Na tarde de segunda-feira (06), os alunos do Colégio Florestal de Irati, do Curso de Técnico em Florestas, realizaram o plantio de diversas mudas de árvores nativas no Parque da Vila São João. A atividade foi realizada como forma de comemorar a Semana do Meio Ambiente.

Os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio foram divididos em grupos para facilitar o plantio. A atividade consistiu em conciliar a teoria com a prática e despertar nos discentes a consciência ambiental. As mudas de árvores plantadas no Parque foram de espécies nativas da região, como a guabiroba, a araçá, araucária e a pata de vaca. As mudas foram produzidas no viveiro do Colégio pelos próprios alunos.

O professor e coordenador do curso, Elisson Girardi, explica que o objetivo foi fazer a recuperação da Área de Preservação Permanente (APP). “Estamos fazendo esse trabalho de conscientização com os nossos alunos em comemoração a Semana do Meio Ambiente como forma de recuperar a APP do Parque da Vila São João”.

Girardi explica que as mudas foram produzidas pelos alunos no colégio e que, após este momento, é feito o plantio. “O aluno do Colégio Florestal aprende a ‘cadeia completa produtiva da madeira’, onde ele aprende desde coletar uma semente, produzir essa muda e plantar”, disse.

O professor Igor Felipe Zampier diz que a ação é feita há quatro anos e é importante para toda a comunidade. “É uma ação para reforçar a importância do meio ambiente como um todo. O objetivo é recompor a mata ciliar, onde fazemos a manutenção das espécies e o incremento de novas”, comenta Zampier.

O diretor pedagógico do Colégio, José Augusto Schubalski, diz que a ação para proteger o Meio Ambiente é uma preocupação mundial e que é importante retomar este tipo de atividade. “Precisamos passar ensinamentos pedagógicos para eles associarem teoria à pratica e que vejam um mundo onde é necessário a sustentabilidade”, disse.

O encarregado geral do Meio Ambiente de Irati, Cesar Francisco, agradeceu a iniciativa e elogiou o trabalho dos alunos. “Os alunos vieram prestar uma homenagem a Semana do Meio Ambiente e estão fazendo uma boa ação para o município, agradecemos muito. Todos os anos são feitos e isso incentiva demais a população”.

Para finalizar, o aluno do 1º ano B, Gustavo Edenilson Cararo, diz que é muito importante essas ações ambientais, visto que, o Brasil ainda desmata e polui demais o planeta. “É muito legal, muito gratificante pelo fato de ensinar os alunos a plantar as mudas e também porque estamos comemorando a Semana do Meio Ambiente. Pode ser que esta atitude não alcance a todos, mas eu espero que conscientize a população, seria bom ter mais árvores plantadas”.