AMCESPAR Ortega apresenta ações institucionais realizadas pelo Governo em apoio aos municípios da região

Na apresentação, o secretário explanou sobre o atendimento do SEDU e Paraná Cidade, junto aos municípios. O governo estadual disponibiliza recursos a fundo pedido nesta parceria com as prefeituras

Na segunda-feira (26), foi realizado, virtualmente, um encontro entre membros da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), prefeitos municipais e o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Paraná, João Carlos Ortega. A reunião teve como objetivo a troca de experiências e a aproximação entre governo do estado e municípios da região Centro Sul.
Na apresentação, Ortega explanou sobre o atendimento da SEDU e Paraná Cidade, junto aos municípios. O governo estadual disponibiliza recursos a fundo perdido nesta parceria com as prefeituras, através do sistema de fundos de fomento. 
O secretário ainda apresentou aos prefeitos e prefeita as ações institucionais disponíveis como o apoio na revisão dos Planos Diretores Municipais, Plano de Mobilidade às Cidades, rotas acessíveis, cartografia e sistemas de informações geográficas, cadastro técnico multifinalitário, planta genérica de valores, apoio ao código tributário, infraestrutura, softwares e equipamentos de informática. 
Outro momento importante no encontro, foi a explanação dos técnicos da SEDU, com alternativas em investimentos na pavimentação com cálculos de investimento, iluminação pública, equipamentos públicos, a respeito de cadastro técnico multifinalitário, plano diretor municipal na classificação do sistema viário, apoio também a iniciativas junto ao Meio Ambiente e das unidades de conservação. Fornecimento de licença de uso perpétua como gestão do cadastro imobiliário, mobiliário e logradouros, gestão da defesa civil, gestão do saneamento, aprovação digital de obras, conversão, adequação e compatibilização de base de dados existente, suporte técnico, manutenção e atualização tecnológicas do sistema e também serão fornecidos aos técnicos municipais a capacitação da equipe técnica junto ao estado e municípios. 
Todas essas ações contemplam os 399 municípios do estado do Paraná. O Presidente da Amcespar, Junior Benato, agradeceu a disponibilidade da equipe do governo do Estado e reforçou a importância de parcerias como essas. “Quero agradecer ao Ortega, seus técnicos, chefes regionais pela apresentação e também reiterar a importância deste apoio técnico prestado pela SEDU. Agradeço também ao apoio dos deputados estaduais e federais que atuam junto ao governo do estado, auxiliando em pautas para cada munício”, avalia Junior.