Após de mais de dois anos de trabalho, Alfredo van Der Neut deixa a Secretaria de Cultura

Amanda Borges

Alfredo van Der Neut se desligará da Secretaria de Cultura de Irati. Por indicação do prefeito Jorge Derbli, Van der Neut assumiu como secretário da pasta e atuou por mais de dois anos no cargo. Agora, Alfredo sente que cumpriu seu dever com o município e encerrará suas atividades na segunda-feira (02), logo após a entrega da Casa da Cultura, que foi inteiramente reformada, se tornando um marco em seu mandato.

“A Cultura vive no nosso sangue, nós vivemos de histórias e momentos que precisam ficar registrados”, afirma Alfredo sobre a importância da Secretaria que atendeu por este período. Inclusive, o fato de reconhecer a relevância do setor foi um dos motivos que levou o prefeito Jorge a confiar a pasta a Van der Neut. O secretário também teve como função iniciar ou dar continuidade a obras de alguns espaços culturais importantes para o município.

Entre elas, ficou a cargo de Van der Neut dar continuidade às reformas na Casa da Cultura. O local é referência turística, histórica e cultural de Irati, e desempenha um importante papel na vida artística do município. Assim que assumiu a Secretaria, Alfredo viu os desafios que enfrentaria até conseguir concluir a obra, tendo em vista o estado de má conservação em que a casa se encontrava. Contudo, apesar de todos os impasses e tropeços, a obra pôde ser concluída e será entregue a população na sexta (29), após seis anos com as atividades suspensas.

Assim como a Casa, outras ações foram desempenhadas pela equipe da Secretaria de Cultura na gestão de Alfredo. Entre elas, organização das comemorações de Natal, a 1ª edição do Encontro de Carros Antigos, o jantar Valores da Nossa Terra, as duas edições da Tarde Festiva das Mulheres, a Feira do Livro e a importe distribuição de um valor extra para os artistas iratienses durante o período de pandemia.

Além de secretário, Alfredo já foi prefeito e cultiva um carinho especial pelo município. Todo esse jeito doce de olhar para Irati refletiu na maneira que ele conduziu seus mandatos enquanto esteve em frente a cargos públicos. “Eu tenho um carinho especial por Irati. Eu nasci aqui e vivi aqui praticamente toda a minha vida, tenho 74 anos. Para cá vieram os meus avós, da Holanda e da Alemanha, e aqui eles viveram e tiveram condições de criar suas famílias”, explica.

No mesmo sentido, Van der Neut conta que sempre dá o seu melhor em todas as funções que desempenha. “Eu sempre digo que custa um pouquinho mais, quase nada, o bem-feito do que o mal feito, o serviço é quase o mesmo. Só que o mal feito em pouco tempo desaparece”, compartilha. Assim, Alfredo afirma que é necessário zelar pelo dinheiro público ainda mais que pelos empreendimentos pessoais, por isso, trata de maneira tão cuidadosa as ações pelas quais é responsável.

De uma maneira geral, Alfredo zela pelo que é do povo de maneira especialmente atenta aos detalhes. “Eu gosto das coisinhas pequenas, bem detalhadas, gosto de plantar umas flores, de fazer a vida sorrir um pouco. Porque problema todo mundo já tem, então, vamos fazer as coisas boas”, conclui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.