Campo de futebol do Parque da Vila São João traz mais lazer aos iratienses

Local é bastante utilizado para amistosos e para a Escolinha de Futebol do município

Jaqueline Lopes

A Vila São João foi transformada com a instalação do Parque São João. Várias atividades estão disponíveis à população como jogos, ciclismo, caminhadas, atletismo, entre outras. O campo de futebol no local é um dos espaços que traz mais lazer aos visitantes, que tem mais um lugar para prática esportiva.
O campo foi instalado em 2020 e tem 100mx65m, ao redor foi feita a pista especificamente para prática do atletismo com uma pavimentação para maior durabilidade. O valor total do contrato das obras foi de R$ 386.708,33, através do Ministério do Esporte, emenda do deputado federal Evandro Roman.
Agora, o espaço é bastante utilizado para amistosos nos fim de semana de várias equipes de Irati, principalmente dos bairros próximos à Vila São João, e para o projeto da Escolinha de Futebol do município que conta com cerca de 90 crianças. Os treinos acontecem nas terças e quintas, desde o sub 9 até os 15 anos. Futuramente, a Secretaria de Esporte de Irati vai fazer os jogos dos campeonatos municipais, assim que conseguir o recurso para a construção dos vestiários.
As tratativas para conseguir o campo começaram em 2017. O então secretário de Esporte Antonio Celso de Souza, o Xoxolo, esteve junto do prefeito Jorge Derbli vistoriando o local onde foi implantado o Parque, e tinham a vontade de instalar o campo, porém o prefeito disse que não tinha recurso. Desta forma, foi atrás do deputado Roman, o qual conseguiu uma emenda para a instalação do campo. “Nós tivemos a perda de alguns espaços esportivos, e compramos a ideia de lutar por esse espaço. Conseguimos esse recurso, através do Roman, para fazer o campo. Agora, buscamos para o vestiário, mas isso beneficia toda a comunidade”, disse Xoxolo.

Campo e pista de atletismo foram instalados para uso da população | Foto: Arquivo


O deputado Evandro Roman comenta que sempre procurou atender todas as necessidades de Irati, e o campo foi mais uma conquista que pôde participar. “Este campo já era um compromisso de recursos que tinha com a Secretaria de Esporte e Lazer de Irati. Agora, a Vila São João pode desfrutar de um excelente campo e uma pista para o atletismo”, comenta o deputado.
Para o prefeito Jorge Derbli, o campo de futebol instalado faz diferença no Parque da Vila. “Realmente é um campo de excelente qualidade, que vai incentivar ainda mais o esporte de Irati. Essa é mais uma conquista que veio para contribuir com o nosso parque, que ficou muito bonito para uso de toda a população da Vila São João e dos bairros adjacentes”, destaca o prefeito.
O presidente da Câmara de Vereadores, Helio de Mello, comenta que “a comunidade da Vila São João está sendo atendida a altura com esse campo de futebol. Tem muitos desportistas e, também, a classe estudantil pode desfrutar desse espaço que, além de tirar a juventude do ócio, vai incentivar o esporte”.