Celebrações do feriado de Corpus Christi voltam a ocorrer em Irati

Após dois anos de pausa devido a pandemia, acontecerá missa e procissão

Amanda Cristina

Em decorrência da pandemia, as celebrações do feriado católico Corpus Christi sofreram dois anos de pausa em Irati. Este ano, com a diminuição das medidas restritivas, às atividades voltarão a ocorrer normalmente, incluindo a confecção dos tapetes, procissão e missa unindo todas as paróquias do município. A celebração iniciará às 15h, na quinta-feira (16), no pátio da Igreja Matriz São Miguel, e após a procissão.

Padre Álvaro Nortok, pároco da Igreja matriz São Miguel, explica que a alegria para essa retomada é enorme. “Aqui em Irati essa sempre foi uma celebração que une as cinco paróquias do município, as quatro do rito latino, e a paróquia do rito ucraniano”, explicou. Sendo assim, se reúnem as matrizes São João Batista, Nossa Senhora da Luz, São Miguel Arcanjo, Perpétuo Socorro e  Imaculado Coração de Maria.

Dessa forma, as igrejas se organizam para realizar toda a celebração de maneira conjunta, incluindo a liturgia e cantos. Além disso, a missa é concelebrada, isto é, mais de um padre reza a celebração. Este ano, ela ocorre no pátio da Matriz São Miguel, às 15h.

Outra característica importante da data é a confecção dos tapetes. Eles são feitos nas ruas da cidade pelos católicos para esperar a passagem do Corpo de Cristo, seguido de uma procissão de fiéis. “É como se fosse uma obra de arte, para que Jesus possa passar e os fiéis poderem ir adorando durante a passagem”, aponta o padre Álvaro. Em Irati, participam da procissão em média três mil fiéis todos os anos.

HISTÓRIA

De acordo com o padre Álvaro, a data marca o desejo do caminhar do povo de Deus, em virtude da passagem bíblica “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6). A primeira procissão ocorreu por meio da intercessão de Santa Juliana, que defendeu a inclusão da data no calendário litúrgico. A partir da iniciativa, os fiéis apoiaram a Santa e passaram a adorar o corpo e o sangue de Cristo dessa maneira.