Chás naturais para evitar a retenção de líquidos

Maus hábitos, problemas renais, hepáticos, cardíacos ou doenças relacionadas provocam esse tipo de edema

Retenção de líquidos é o nome dado ao inchaço corporal, ocasionado por vários fatores, como maus hábitos, problemas renais, hepáticos, cardíacos ou doenças relacionadas provocam esse tipo de edema.

Isso acontece porque ocorre um extravasamento de um líquido que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo, que pode ser facilmente percebido, pelo aumento do volume abdominal, do rosto, e principalmente nas pernas, tornozelos e pés.

Pressionar com o polegar durante 30 segundos a região próxima dos tornozelos e depois observar se a região ficou marcada é uma forma fácil de descobrir que está retendo líquidos. A marca da meia no tornozelo ou a marca da roupa apertada na cintura também servem de parâmetro para avaliar se a pessoa está com retenção de líquidos.

Alterações hormonais, ingestão insuficiente de água, sedentarismo, consumo de sal e produtos industrializados em excesso estão entre as causas mais comuns do inchaço. Para que isso amenize ou cesse tem algumas opções que podem ser utilizadas, como por exemplo, ingerir mais água, chás diuréticos e praticar exercícios, pode ser suficiente, mas quando a retenção é grave ou causada por doenças renais ou cardíacas, pode ser necessário tomar remédios indicados pelo médico.

O ideal é tomar a quantidade certa de água por dia e para saber é só fazer o seu peso x 35ml (ex: 65 kg x 35 = 2,275 litros/dia), diminuir o consumo de sal e industrializados diariamente é de extrema importância, pois isso faz com que tenha um aumento da retenção de liquido no nosso corpo.

Alguns estudos mostram a eficácia dos chás naturais que têm efeito diurético sem comprometer o organismo, veja abaixo:

CAVALINHA

Um estudo comparou um diurético comum chamado hidroclorotiazida com a cavalinha e observou que ambos apresentam afeito diurético sem causar perdas excessivas de eletrólitos.

CHÁ VERDE

Possui efeito diurético e ajuda a eliminar a retenção liquida do organismo, diminuindo a sensação de inchaço.

HIBISCO

Possui ação sobre a função renal, sendo assim aumenta a diurese, diminuindo o inchaço.

CARQUEJA

Tem efeito diurético, diminuindo assim a retenção de líquidos.

Mas lembrando que o chá não substitui a água, então é preciso tomar a quantidade certa de água para seu peso mais o chá.