Chuva causa estragos e quedas de árvores em vários locais de Irati

Temporal começou à tarde e durou cerca de 15 minutos

Perto das 17h de quarta-feira (18), a chuva chegou com força total no município de Irati, acompanhada de granizo, raios e fortes rajadas de vento. Várias bairros e comunidades no interior foram atingidos pelo temporal. Cerca de 60 casas foram danificadas no município, além da queda de 10 árvores na área urbana, de acordo com o Corpo de Bombeiros de Irati.

Na região, houve três quedas de árvores na BR-153 e na PR-438. O Subtenente Garcia informa que equipes em Fernandes Pinheiro atenderam 30 destelhamentos e três quedas de árvores. Apesar da chuva forte não houve alagamentos contabilizados.

Três escolas no interior de Irati foram atingidas durante o temporal. No Rio do Couro, houve destelhamento em vários locais da escola. Na área urbana, outras quatro foram danificadas, sendo no bairro DER, a escola municipal Plínio Anciutti, que mais teve problemas na sua estrutura.

Muitas pessoas tiveram dificuldade de voltarem para a casa depois do trabalho, pois algumas ruas ficaram obstruídas por árvores e galhos. Em alguns locais, faltou energia elétrica por conta da queda de fios.

DEFESA CIVIL

De acordo com a Defesa Civil, os danos não chegaram a fazer desalojados nem exigiram a providência de abrigos. A forte chuva, que durou cerca de 20 minutos, ocasionou alguns pontos de acúmulo de água em ruas centrais da parte baixa da cidade.

O pluviômetro do 8º Instituto Meteorológico, localizado na Vila São João, registrou 49 mm de precipitação durante o período e queda de granizo moderado.

Algumas regiões do interior do Município continuam sem energia elétrica.

TELEFONES DE EMERGÊNCIA

Em caso de necessidade, os telefones para contato com a Defesa Civil são 3132 6152, 3132 6111, 3132 6167 e 9 8818 2682.

PRÓXIMOS DIAS

A previsão da Simepar é de chuva até sábado (21) na região. O meteorologista, Reinaldo Olmar Kneid, destaca que “os temporais estão se espalhando pelas diversas regiões do estado do Paraná. O deslocamento é de oeste para leste sobre as regiões paranaenses. A tendência para o período é da formação de mais tempestades em todas as regiões do Estado”.

SITUAÇÃO CONTROLADA

A situação foi controlada pelo Corpo de Bombeiros de Irati, com o apoio das Defesas Civis municipais de Irati e Fernandes Pinheiro, além da Guarda Municipal de Irati que disponibilizou duas equipes para apoio.

Já na quinta-feira (19), a secretaria de Serviços Urbanos de Irati efetuou a limpeza e desobstrução de mais de 200 grelhas de bueiros na região central da cidade. Equipes identificaram pontos de acúmulo de água e constaram a obstrução por lixo.

Foi possível verificar que em sua maior parte, o material que ocasionava os represamentos poderia ter sido destinado ao lixo convencional: garrafas plásticas, embalagens de cigarro, frascos de iogurte, entre outros.

Na Casa do Produtor Rural, que também foi atingida pela tempestade e ficou destelhada, equipes da Secretaria de Agricultura estão arrumando o local, uma parede está sendo criada até onde aconteceu o destelhamento, para poder ser utilizada novamente.