Com novo visual, trenzinho volta as atividades na Festa do Pêssego

Depois de muitos anos parado e meses de trabalhos, o trenzinho do Parque Aquático volta a funcionar, alegrando as tardes das crianças iratienses e turistas.

A reinauguração do oficial Trenzinho do Parque Aquático acontece no dia 01 de dezembro, dentro das atividades da Festa do Pêssego, que começa na próxima sexta-feira (30). Foram em torno de seis meses de obras em todo o parque, para ficar pronto até o próximo ano, em que completa 30 anos de existência. Os testes foram feitos com crianças de algumas escolas do município, em que puderam passear e ver o parque de um outro ângulo, como nos velhos tempos.

Neste ano, concentramos em fazer várias melhorias no Parque. Quem visita este local, consegue perceber que a limpeza está mais efetiva, mais flores foram plantadas e isso demonstra que há um cuidado diferenciado com este espaço para o cidadão iratiense. Enfim, o trabalho foi feito, uma reconstrução do nosso Parque Aquático, disse o prefeito Jorge Derbli. O ex-prefeito de Irati, Alfredo Van der Neut, foi um voluntário no projeto e fiscalizou os serviços, decidindo entre cores e mudanças necessárias. Eu sinceramente me emocionei quando ele andou pela primeira vez. Esse trem faz  30 anos, e nesse meio tempo ele funcionou bem. Tem pessoas que tem boas lembranças que já estão pais e alguns avós, e agora estão retornando para dar uma volta nesse trenzinho. Ele representa uma magia nas pessoas, traz um sentimento diferente, porque o trem fez parte do crescimento de Irati, aliás o nascimento do município se fez em torno da linha férrea, comenta. Ele comenta sobre as histórias e memorias que o local traz a população. Esse trem no Parque Aquático vai representar um pouco das lembranças de Irati e daqueles que já viajaram de trem, como eu que andava com meus pais e minha avó. Eu nasci no Guamirim e lá tinha uma estação e nós íamos para Irati, Ponta Grossa e outros locais de trem. Então ele traz isso as pessoas. Podemos ver que por onde passa as pessoas se sentem felizes em ver o trem voltar a funcionar, relembra Van der Neut.

Outras melhorias também foram feitas no parque como a implantação de uma academia ao ar livre, quadra poliesportiva, uma base da Guarda Municipal, e todo um trabalho de paisagismo no local. O trenzinho e a estação ferroviária foram os que receberam a maior reforma, devido a precariedade em que se encontrava. Um outro projeto já foi elaborado pela Prefeitura para melhorias em todo o parque e também em torno. Van der Neut conta que pesquisou em alguns locais e pode ser que o trem do Parque Aquático seja o único existente no Paraná sobre trilhos, porém ainda está verificando mais a fundo a pesquisa. Tem umas caricaturas de trem que andam em cima de pneus pelas ruas, mas uma ferrovia como a nossa acho que no Paraná é a única. Se for, para nós é motivo de ser uma atração turística. Esses dias uma pessoa me ligou de Londrina, dizendo que viu as postagens e entrevistas sobre o trem e que vem com toda a família, especialmente para andar no trem. Então isso chama a atenção de todos, e para Irati isso é muito bom, conta. A partir de agora a estação ficará de responsabilidade do PROVOPAR de Irati. A previsão é que o trem funcione a partir das 16h até o anoitecer, de terça-feira a domingo. A entrada será cobrada para manter o local, porém ainda não foi definido o valor, mas deve ser repassado nos próximos dias.

REINAUGURAÇÃO O trenzinho volta a funcionar oficialmente no sábado (01), em que acontecerá uma cerimônia de reinauguração, com a presença de autoridades locais, durante a Festa do Pêssego. Quero convidar a todos a prestigiar a Festa do Pêssego, que acontece no Parque Aquático no dia 30 de novembro, primeiro e dois de dezembro, teremos várias atrações, será uma festa muito bonita nos três dias, e teremos uma atração especial que é a reinauguração do nosso trenzinho, que alegrou tanta gente durante tanto tempo, convida o prefeito.

NOVO PROJETO A prefeitura já tem pronto um projeto para revitalização em quase todo o parque.  O recurso é do deputado Requião Filho, no valor de R$ 350 mil. O projeto aguarda a liberação da Caixa Econômica Federal, que está em análise. A previsão é que até o próximo ano, as obras sejam concluídas. No projeto está a recuperação e alargamento da pista de caminhada, assim como a construção de uma pista maior. Também será feita uma ciclofaixa, que ficará ao redor do Parque Aquático. Outro elemento será o calçadão no trecho da Rua Expedicionário José de Lima, e a rua passará a ser mão única. Será feita também uma melhoria no mobiliária urbano, que são os bancos, floreiras e luminárias.