Comissão da ACIAI visita o Cilla Tech Park

Parceria deve trazer desenvolvimento no campo

Uma comitiva de empresários da Associação Comercial Empresarial de Irati (ACIAI) visitou na manhã de terça (19), o Cilla Tech Park, localizado em Guarapuava. O objetivo da visita é conhecer e se integrar na busca de tecnologia e Inovação proporcionando a comunidade empresária iratiense novas oportunidades de desenvolvimento. Além de empresários de vários seguimentos, a diretora do IFPR da unidade de Irati, Anna Radis, e o diretor do SESI de Irati e Guarapuava, Paulo Zen, fizeram parte da comitiva.

Durante a visita foi feito uma demonstração do objetivo do Cilla Tech Park, que é uma entidade sem fins lucrativos, mas que organiza o processo para a inovação possa acontecer numa relação entre o meio acadêmico representado pelas Universidades, as empresas da região e o poder público, neste caso representado pelas prefeituras e Governo do Estado.

A amplitude na resolução de problemas que existem dentro das empresas por exemplo é uma porta para a inovação explica o diretor executivo do Cilla, Paulino Lorenzo. O Cilla recebeu, recentemente, a estrutura de um NAPI (Novo Arranjo Paranaense de Inovação) e que poderá, além de fomentar a inovação e tecnologia, também ter incentivo financeiro através de incentivos público vindo, por exemplo, através da Fundação Araucária que atua neste setor. O professor Cleverson Salanche, diretor de desenvolvimento da Cilla, explicou as potencialidades na busca da inovação e tecnologia. O Cilla trabalha em forma de guarda-chuva e Irati passa a integrar o guarda-chuva de Guarapuava, o que permite que as parcerias se estreitem e todos ganhem no desenvolvimento da inovação.

O presidente da ACIAI, Elias Mansur, diz que se as procuras são constantes, o fortalecimento no setor da inovação e tecnologia é uma mola mestra permitindo que as cidades que estão envolvidas neste processo cresçam. “Não podemos pensar de forma individual, mas sim estimular ideias que desenvolvam nossa região como um todo, aproveitando o melhor potencial de cada cidade em forma de cooperação, não de competição”, disse Mansur.

Oscar Muchau, que organizou a visita da ACIAI a Guarapuava, diz que o complexo montado junto do Cilla Tech Park com Universidades, Hospitais e outros instrumentos que já demonstram a realidade do desenvolvimento. “Esta estrutura também tende a atender Irati, propiciando um maior desenvolvimento a nossa população, gerando maior desenvolvimento para nossa cidade. ”

Fobras também visitou o Cilla

Registro da visita realizada pela diretoria da Fobras ao Cilla. Foto: Nilton Pabis

No inicio do mês, parte da diretoria da Fobras, liderada pelo diretor Ailton Freitas, conheceram o projeto do Cilla. Após conhecerem o complexo e discutirem os projetos de expansão do Cilla, já foi marcado uma reunião de trabalho que irá propiciar uma parceria entre a Fobras e o Cilla, tendo como o objeto a cooperação na busca de projetos inovadores que podem ser gerados por alunos e professores das várias universidades que fazem parte do Cilla. Nos próximos dias a equipe do Cilla fará uma visita a Irati para conhecer a demanda e estrutura da empresa. A Fobras é a primeira empresa de Irati a estabelecer a parceria.