Como está a sua imunidade?

Você é o tipo de pessoa que nunca fica doente ou uma leve mudança de tempo já é suficiente para a gripe aparecer? Seja qual for o seu tipo, a explicação para essa resposta do corpo depende do mesmo fator: o sistema imunológico

Devemos tomar muito cuidado, principalmente agora, com esta pandemia.

O sistema Imunológico é formada por um conjunto de órgãos, células, proteínas e moléculas que defendem o organismo contra agentes patológicos, como vírus, bactérias, parasitas e outros. É importante manter a imunidade alta, assim, o organismo cria mecanismos de defesas que podem evitar o contágio.

O comportamento da atividade do sistema imunológico varia de indivíduo para indivíduo e está diretamente relacionado à genética, por isso, algumas pessoas ficam doentes com mais facilidade e membros de uma família podem ter predisposição para a mesma doença.

COMO O SISTEMA IMUNOLÓGICO ATUA?

Para ficar mais fácil: imagine uma guerra onde o campo da batalha é o organismo. Quando os micro-organismos maléficos no caso de hoje a Covid-19, aqueles que causam infecções e outras patologias, invadem esse campo, as células protetoras atacam os agressores para combatê-los.

O sistema imune tem memória, já que ao se deparar com o mesmo agente pela segunda vez, sua resposta será mais rápida de modo capaz até de evitar a manifestação de sintomas. Além disso, as vacinas são grandes aliadas do sistema imunológico, pois estimulam a produção de anticorpos e auxiliam essa resposta imunológica, porém no momento não temos ainda a vacina contra a Covid-19.

O QUE ACONTECE QUANDO A IMUNIDADE ESTÁ BAIXA?

Quando o sistema imune está deficiente ou trabalha de forma ineficaz, uma pessoa pode apresentar quadros característicos da imunodeficiência, como maior probabilidade à infecções, viroses e câncer.

Um dos fatores que causa a baixa imunidade é a má alimentação devido a falta nutrientes essenciais, por tanto o clichê que uma alimentação balanceada oferece todas as vitaminas e minerais é verdadeiro e essencial. Em alguns casos, para reparar essa falta, os especialistas podem indicar a suplementação.

COMO ENTÃO DEVEMOS NOS CUIDAR?

Manter o corpo hidratado, ou seja, tome bastante água;

Realizar exercícios físicos em casa sempre que puder;

Manter uma alimentação saudável: coma frutas cítricas e vegetais verdes ou folhosos, com certeza ajudarão a aumentar a sua imunidade.

Qualquer dúvida, entre em contato com a Clínica Médica Dr. Eduardo Bento, estamos aqui para lhe ajudar e auxiliar no que for necessário.