Como proteger sua horta dos animais de estimação? Veja truques que funcionam

Veja como afastar os pets das plantas

Quem tem uma hortinha em casa sabe a satisfação que é ver suas flores, frutas e vegetais crescerem saudáveis para poder enfeitar o jardim ou colher para o consumo. Porém, a presença de um pet em casa pode colocar tudo a perder. Por esse motivo, hoje, 29 de janeiro de 2022, o Blog Horta, Jardim & Cia do Folha Go vai te ensinar como proteger a horta dos animais.

Horta e animais domésticos, uma combinação sem sucesso

A junção de animais com uma horta em casa não possui benefícios para nenhuma das partes. Isso ocorre pois, em primeiro momento não são todas as frutas e verduras que um animal pode comer, sendo inclusive algumas consideradas tóxicas para os seus órgãos. Além do mais, o animal pode se engasgar com algumas sementes, caroços e talos.

Junto a isso, algumas flores e plantas ornamentais são extremamente tóxicas para o animal, podendo provocar convulsões, sangramentos, diarreia, febre, etc. E como os animais não possuem critério, acabam colocando tudo na boca, principalmente os filhotes.

Por fim, algumas pragas que atacam a plantas, também atacam os animais, e vice-versa. Pulgas, carrapatos, ácaros são só alguns exemplos de pragas que podem levar a doenças de ambos os seres.

Dessa forma, fica claro que é necessário proteger a horta contra os pets, e proteger os pets contra as hortas. Veja algumas dicas abaixo.

Aprenda também: 3 adubos naturais que você precisa ter em casa

Aromas desagradáveis

Como proteger a horta dos animais, Foto: Canva Pro.
Como proteger a horta dos animais, Foto: Canva Pro.

Utilizar aromas desagradáveis para os animais é a forma mais barata e prática de afastar os bichinhos da horta. Para isso, você pode plantar cacau, canela ou alho próximo ao jardim, ou utilizar alguns produtos específicos para afastar os bichos de jardim que normalmente são à base de canela.

Plantas com espinhos

Alguns animais são bem desconfiados e espertos, por esse motivo, ter próximo da horta algumas plantas com galhos espinhosos são um indicativo de que o local é perigoso e ele deve se afastar.

Barreira física

Como proteger a horta dos animais, Foto: Canva Pro.
Como proteger a horta dos animais, Foto: Canva Pro.

Neste caso, algumas opções podem ser feitas. A primeira é colocar pedras, lascas de madeira e fibra de coco em cima dos vasos com terra, isso evita que os gatos a utilizem como caixa de areia.

Além do mais, fazer um cercado por volta da horta é o mais ideal para que os animais não entrem. Se não for possível, você pode apostar no paisagismo com plantas mais altas, como o bambu e algumas árvores frutíferas como a laranjeira.

Repreenda o animal

Quando você ver o animal atacando a horta repreenda imediatamente borrifando água sobre o rosto do animal para que ele entenda que o que está fazendo é errado. Isso é uma técnica de adestramento que não causa nenhum dano ao pet.

Brinque com o pet

Como proteger a horta dos animais, Foto: Canva Pro.
Como proteger a horta dos animais, Foto: Canva Pro.

Muitas vezes ele resolve atacar a horta por tédio ou vontade de morder alguma coisa. Dessa forma, use brinquedos como panos, cordas, bolas, etc., para distrair a atenção do animal.