Dia 18 de maio alerta para o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A data busca envolver a sociedade na luta, enfrentamento e prevenção da violência sexual de crianças e adolescentes

SECOM

O dia 18 de maio foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A data busca envolver a sociedade na luta, enfrentamento e prevenção da violência sexual de crianças e adolescentes.
A secretária de Assistência Social de Irati, Sybil Dietrich, ressalta que o combate as diversas situações de violações de direitos de crianças e adolescentes exige um trabalho contínuo e articulado, unindo as políticas públicas e demais agentes da rede de proteção de direitos e da sociedade civil. “Partindo dessa perspectiva, a Prefeitura de Irati, junto a Secretaria de Assistência Social e demais setores, trabalha continuamente por meio dos seus equipamentos sociais, em especial, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), na prevenção e rompimento das mais diversas formas de violência”, comenta Sybil.
No mês de maio as ações referentes ao tema são intensificadas para uma maior sensibilização da nossa sociedade, por meio de campanhas, palestras, atividades em escolas e espaços públicos. “Essas ações são de extrema relevância, sendo um dispositivo de alcance ampliado que visa promover a reflexão e o debate sobre o tema e sobre possíveis estratégias de enfrentamento as diversas formas de violação de direitos contra crianças e adolescentes”, ressalta a secretária.
Toda a comunidade tem como dever garantir que as crianças e os adolescentes tenham o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e à exploração sexual. Desta forma, é necessário que se denuncie quando souber de algum caso.
Confira os meios de denúncia do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes:

  • Disque 100
  • Conselho Tutelar 3132-6265 e plantão 24h, pelo 42 99133-2698