Dia da Independência é comemorado com manifestação e carreata em Irati

Primeira edição da Marcha Verde e Amarela

Redação

No dia em que se comemora a Independência do Brasil (7 de setembro) a cidade de Irati teve a primeira ‘Marcha Verde e Amarela’, que contou com carreata, para marcar a data. Os participantes usavam a bandeira do Brasil e as cores que representam o país para celebrar o momento. Dezenas de pessoas participaram, mas não se tem o número exato de manifestantes.

O objetivo do evento foi em defender a liberdade de expressão, segundo uns dos organizadores, Pastor Claudemir Barbosa Loureço. “Estamos vendo a liberdade de expressão tão massacrada, atacada em nossa nação. Temos a noção muito clara de que este aspecto religioso, familiar, agressão a ética e moral, isso tudo está em jogo. O que nós queremos é dar o nosso grito”, explicou o Pastor.

Os organizadores optaram por ser uma marcha apartidária, “cada um tem o direito de ter a sua preferência, mas é totalmente apartidária. Nós não estamos fazendo campanha, fazendo apologia a ninguém e nenhum partido. Queremos declarar que fazemos questão e exigimos a nossa liberdade de expressão”, finalizou o organizador.

A carreata teve início próximo ao pavilhão do Parque Aquático e se deslocou até a bandeira do Brasil hasteada na Rua Benjamin Constant, no centro da cidade, retornando novamente ao Parque. O ato contou com a uma banda, execução do hino nacional e demais hinos e também alguns discursos dos participantes.

A Guarda Municipal e a Polícia Militar fizeram a sinalização nas ruas.

Os carros percorreram as principais ruas de Irati (Jaqueline Lopes)