Entenda sobre tontura e vertigem

Pessoas usam as palavras incorretamente porque a sensação é difícil de ser explicada

Tontura é um termo inexato que as pessoas geralmente usam para descrever várias sensações relacionadas, inclusive:

– Desfalecimento (sensação de desmaio);

– Sensação de desmaio iminente;

– Desequilíbrio (sensação de desequilíbrio ou instabilidade);

– Uma vaga desorientação ou sensação de estar flutuando na água;

– Vertigem (falsa sensação de movimento).

Vertigem é um tipo de tontura sentida como uma falsa sensação de movimento. As pessoas geralmente sentem que elas, o ambiente, ou ambos estão girando. A sensação é semelhante à produzida pela brincadeira infantil de girar e girar e então parar subitamente e sentir tudo em volta rodando. Ocasionalmente, as pessoas simplesmente sentem que estão sendo puxadas para um lado. Vertigem não é um diagnóstico. Ela é descrita como uma sensação.

As pessoas com vertigem também podem sentir náuseas e vomitar, ter dificuldades de equilíbrio e/ou dificuldade para andar. Algumas pessoas têm movimentos involuntários dos olhos (nistagmos) durante um episódio de vertigem.

Pessoas diferentes geralmente usam os termos "tontura" e "vertigem" de forma diferente, talvez porque essas sensações são difíceis de descrever em palavras. Além disso, as pessoas podem descrever suas sensações de maneira diferente em diferentes ocasiões. Por exemplo, as sensações tanto podem parecer uma sensação de desmaio numa hora, como vertigem na outra.

Independentemente de como são descritas, estas sensações podem ser perturbadoras e até mesmo incapacitantes, particularmente quando acompanhadas de náuseas e vômitos. Os sintomas causam problemas, em particular, para pessoas que executam tarefas de precisão ou perigosas, como dirigir, voar ou operar maquinário pesado.

A tontura representa cerca de 5 a 6% das consultas médicas. Ela pode ocorrer em qualquer idade, mas se torna mais comum à medida que as pessoas envelhecem. E afeta cerca de 40% das pessoas com mais de 40 anos, em algum momento. A tontura pode ser temporária ou crônica. A tontura é considerada crônica se for sentida por mais de um mês. A tontura crônica é mais comum entre os idosos.