Estudo revela a verdadeira face de São Vicente de Paulo

A verdadeira face de São Vicente de Paulo é agora revelada: 361 anos após sua morte. Até hoje as imagens de um dos santos mais populares da Igreja Católica se baseavam em um desenho feito sem o seu aval pelo pintor francês Simon François de Tours. A nova figura que emerge vem com o respaldo da digitalização em 3D do crânio do santo. 

Para o escritor José Luís Araújo Lira, a nova face de Vicente de Paulo, embora muito similar à antiga, é mais real. 
Percebemos em São Vicente, é claro, um europeu. Não perdeu nenhum dos traços. É um santo parecido com a gente diz o Lira, que também é hagiólogo, um estudioso dos santos.

Na comparação entre a imagem mais antiga e a nova, o pesquisador vê notáveis diferenças. 

O que acho de diferente na imagem dele é principalmente a questão do queixo, da retrusão. O Tours não deixa muito claro isso. Ele (Vicente de Paulo) tem o queixo mais elevado. A dentição superior é retraída. Outra coisa também é o aspecto do olhar, da face. Há uma originalidade. Você vê que é uma pessoa. Na pintura, não dá para colocar todos esses detalhes observa.

A nova face é resultado do trabalho de uma equipe de oito profissionais das áreas médica e odontológica. A reconstituição foi feita pelo 3D designer Cicero Moraes, internacionalmente conhecido por revelar o rosto de uma série de personagens históricos, incluindo vários santos.  
A imagem de São Vicente de Paulo será apresentada oficialmente durante missa na tarde deste domingo, na Catedral de Nossa Senhora da Penha, no Crato, Ceará. A iniciativa faz parte das comemorações dos 285 anos de canonização do sacerdote. 
Apesar do respaldo técnico que embasa o resultado, os pesquisadores esperam críticas. 

As pessoas irão contestar. Dirão que aquele não é São Vicente. Algumas pessoas não gostam das imagens que são reconstituídas, mas elas são fidedignas atesta Lira, professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral, no Ceará. 

Os fiéis, segundo o hagiólogo, imaginam sempre uma aparência angelical e traços harmônicos. 

São Vicente não era um homem bonito. Não era um galã. A gente vê isso nessa face que se aproxima muito da realidade do que ele era observa Lira.

Os devotos do santo já estão acostumados com as imagens que se tornaram populares. 
Muito de nós católicos acreditamos que o corpo de São Vicente estava intacto, incorrupto, por conta daquela imagem de cera que há lá na França explica. Ela é de cera, mas as relíquias estão debaixo. Não é nenhuma infidelidade dizer que o corpo está ali. É mais ou menos como fizeram a imagem de cera de Santa Paulina, em São Paulo, e de Nhá Chica, em Minas Gerais. É uma tradição na Igreja fazer essas imagens.  
A perfeição das esculturas em cera gera controvérsias. 

Às vezes, até vestem o corpo em cera com roupas eclesiásticas e isso gera dúvidas para o visitante. Será que é o santo mesmo? pondera. 

O corpo de Vicente de Paulo, segundo relatos da época, estava intacto na primeira exumação, em 1712 52 anos após sua morte. Duas décadas depois, ao ser exumado pela segunda vez, para o processo de canonização, o corpo já estava decomposto. Somente em 1830 foi feito o corpo em cera.   

Por isso, a melhor referência para a face do santo era a obra do pintor Simon François de Tours. 

Só existe uma imagem de São Vicente, feita na época que ele vivia. Diz-se que São Vicente nunca quis posar para fazer um desenho. Então, o artista ficava captando.’São Vicente está em lugar tal.’ Ele já era famoso pelas obras de caridade que fazia, de milagres que relatavam. Esse artista ficou em busca do sacerdote em determinados locais. Dizem que ele o viu por três vezes e fez aquela imagem, a única que temos de São Vicente conta Lira. 

A ideia de elaborar a face real do santo veio em 2016. Lira fazia pós-doutorado em Messina, na Itália, e teve de preparar um artigo sobre o sacerdote.  

São Vicente nasceu na França, há 441 anos, aproximadamente. Era de uma família pobre de camponeses e ele acaba decidindo ser padre. Primeiro, queria estudar. Naquela época, era natural que as pessoas fossem para o seminário. Depois, descobre, realmente, a vocação para o sacerdócio diz o hagiólogo 

Na época em que Vicente de Paulo se ordenou padre, no início do século 17, a Igreja Católica não tinha um papel social tão forte. Vicente de Paulo defendia, como Francisco de Assis, uma igreja para os pobres. 

Ele (Vicente de Paulo) funda a Congregação da Missão com sacerdotes voltados para a evangelização e acolhida aos pobres e necessitados. Depois, abre a Companhia das Filhas da Caridade São Vicente de Paulo, uma obra magnífica presente em todo o mundo. Quem na vida não viu uma freira de caridade? Também é uma ruptura porque as freiras naquela época viviam na clausura. Ele forma religiosas que vão para a rua. Encontra uma grande aliada nesse contexto, Santa Luísa de Marillac, e, com ela, faz um brilhante papel de evangelização acrescenta o hagiólogo.
Na pesquisa, José Luís Araújo Lira localizou uma série de fotografias do crânio do santo na DePaul University, em Chicago. Cópias dos originais foram disponibilizadas pela instituição e entregues ao 3D designer Cicero Moraes, integrante da equipe que trabalhou na reconstituição de Vicente de Paulo. 
Felizmente, foram várias fotografias por pontos de vista diferentes. A gente conseguiu fazer a reconstrução 3D desse crânio conta Cicero, que já havia colaborado em outras reconstituições como as de Maria Madalena, Santa Paulina, São Valentim, de Roma, e São Sidônio. 

Inicialmente, a equipe, que incluiu especialistas das áreas médica e odontológica, não sabia de quem se tratava. 
Os especialistas identificaram características masculinas, de um europeu de idade avançada. Viram, também, que tinha alguns problemas estruturais, por exemplo, uma aparente deficiência na região da maxila e um leve pronunciamento dessa região mais inferior, o que caracteriza um prognatismo classe 3 observa Cicero, que passou a recobrir o crânio digitalizado com camadas correspondentes a tecidos e pele.  
A partir daí, começou a emergir a verdadeira face de Vicente de Paulo. 
Com esses dados, a gente conseguiu implementar o processo de reconstrução facial, uma vez que a gente tinha o crânio digitalizado em 3D e, também, os dados desse indivíduo feito de modo cego completa. 
Os pesquisadores encaminharam a nova face de Vicente de Paulo ao Vaticano e às instituições ligadas ao santo, além de disponibilizar gratuitamente o uso das imagens na internet. A intenção, segundo Cicero, é facilitar o estudo e o conhecimento a um dos personagens que mais contribuíram para aproximar a Igreja dos mais necessitados.

Fonte: https://odiariodemogi.net.br/brasil/estudo-revela-a-verdadeira-face-de-s-o-vicente-de-paulo-1.34230

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.