Faculdade São Vicente de Irati trás o primeiro curso de Direito da história do município

Também será ofertado a graduação em Administração. A Instituição foi classificada com nota máxima pelo MEC

Amanda Borges

Na quarta-feira (5), a Faculdade São Vicente de Irati inaugurou o primeiro vestibular da instituição. Serão ofertadas vagas para os cursos de Administração e Direito, sendo essa a primeira graduação em Direito da história do município. As inscrições encerraram na próxima segunda (24) e as provas estão agendadas para o dia 30 de janeiro.

Durante o anúncio, feito em uma live, o Diretor da instituição, Professor Jair Kulitch, realizou a assinatura do edital de abertura do vestibular, que pode ser acessado através do link www.vestibularsaovicente2022.com. Além disso, os dois cursos serão presenciais, noturnos e as mensalidades serão de R$ 603,53, para o curso de Administração, e de R$ 956,80, para o curso de Direito. Ainda, a instituição foi credenciada pelo MEC e classificada com nota 5, o máximo a ser atingido por uma instituição de ensino superior.

Para maior conforto dos estudantes, o espaço em que as aulas ocorrerão, prédio que marcou a história de Irati por acomodar por décadas o Colégio São Vicente, foi inteiro restaurado. Apesar disso, o Coordenador Pedagógico e Representante da Entidade Mantenedora, Edelcio Stroparo, conta que o projeto da revitalização buscou “trazer vida novamente a esse espaço” e “preservar a memória da escola”. O cuidado provém do próprio Edelcio, que foi aluno no Colégio São Vicente durante seu período escolar. Por isso, ele conta que foi realizado “um trabalho de carinho em relação ao prédio, no sentido de fazer a adaptação, mas preservar suas características históricas”.

Além dele, o Diretor da instituição também estudou no local. O Professor Jair diz que o Colégio teve relevância para trajetória histórica do município e marcou a vida de muitos iratienses. Ele afirma que “hoje eu tenho a grata satisfação de trabalhar nele, e trabalhar para formação de cursos inéditos para cidade de Irati”.

Com relação às graduações ofertadas, prezando pela excelência no ensino, os professores serão mestres e doutores. Da mesma maneira, ambos os cursos buscarão se atualizar com o mercado. Como exemplo, o curso de Administração terá foco no ramo do Empreendedorismo, estimulando os acadêmicos a colaborarem para formação e desenvolvimento de empresas. Sobre isso, a coordenadora do curso, Professora Franciani Mulina, afirma “é o curso de Irati para o mundo”.

Igualmente, os alunos que optarem pelo outro curso, terão o privilégio de cursar a primeira graduação presencial em Direito da história de Irati. O coordenador do curso, Professor José Alberto Monteiro Martins, conta que a grade curricular abrange as disciplinas clássicas e indiscutivelmente importantes para formação. Mas, assim como em Administração, Direito terá matérias inovadoras e com foco no exercício prático da profissão, como Empreendedorismo e Direito Eletrônico.

A live foi transmitida na página oficial da faculdade e mediada pelo Jornalista Leo Barroso. Ainda, durante o evento Edelcio agradeceu o apoio dos Deputados Ricardo Barros e Evandro Roman, que auxiliaram nos trâmites legais para oficialização do projeto. Da mesma maneira, a colaboradora Maria Rita foi homenageada. Ela foi uma das principais idealizadoras do projeto, mas veio a falecer graças a comprometimentos gerados pela infecção do COVID-19.

INSCRIÇÕES, PROVAS E INÍCIO DAS AULAS

Os interessados devem realizar as inscrições, que iniciam no dia 05 e encerram no dia 24, no site da Faculdade São Vicente de Irati. As provas ocorrerão presencialmente, terão 4h de duração e todos os protocolos sanitários de prevenção à COVID-19 serão cumpridos rigorosamente durante a aplicação. Além disso, a inscrição no vestibular será gratuita, mas os coordenadores da instituição solicitam a doação de 2kg de alimentos não perecíveis a todos os vestibulandos. As doações serão destinadas à Secretaria de Assistência Social do Município.

Serão ofertadas 50 vagas para cada um dos cursos, sendo eles Direito e Administração. Além disso, o aluno poderá optar pelo ingresso pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), como alternativa ao vestibular tradicional. Serão aceitas notas dos últimos 5 ENEM’s e 15 das 50 vagas de cada um dos cursos serão destinadas a esse método seletivo.

Os testes terão disciplinas comuns nos dois cursos, que serão: Conhecimentos Gerais, Língua Português e Redação. Mas, o vestibular de Administração terá a disciplina de Matemática como matéria específica e o de Direito de Humanidades, que abrangerá conteúdos das áreas da Sociologia, História e Filosofia.

De acordo com o cronograma, o resultado será divulgado no dia 4 de fevereiro e as matrículas devem ser feitas no período de 7 à 11 de fevereiro. O início das aulas está previsto para o ocorrer no dia 14 do mesmo mês.