Fórum debate cadeia produtiva da Erva Mate

Evento chega à 10ª edição e acontece na próxima quinta-feira (16)

Assessoria

Na próxima quinta-feira, 16 de dezembro, a partir das 08:30, acontece o 10º Fórum Institucional da Cadeira Produtiva da Erva-Mate. O evento é organizado pela Unicentro,  em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB) e EMBRAPA Florestas, com o apoio da Invest PR e Solidaridad Brasil.

Daniele Ukan, professora da Unicentro e uma das organizadoras do Fórum, explica que objetivo do evento é proporcionar a integração de entidades do setor ervateiro para a busca de novos mercados e inovação em produtos, garantindo sustentabilidade econômica, ambiental e social, mediante a organização da cadeia produtiva e certificação da qualidade do produto no estado.

O Fórum reúne técnicos, produtores, lideranças e ervateiros atuantes na cadeia produtiva, Prefeituras e Secretarias Municipais de Agricultura, Indústrias Ervateiras, além das instituições que estão organizando e apoiando o evento. “A participação de todos estes atores contribui para uma rica discussão, pois todos terão a oportunidade de exporem suas dificuldades e compartilharem soluções”, expõe Ukan.

A professora destaca que a erva-mate é o segundo produto não madeireiro mais importante do país, atrás somente do Açaí. Ukan também ressalta que a produção é uma cultura altamente sustentável, pois preserva a floresta nativa para obter o produto. “A erva-mate sombreada produzida no Paraná é considerada a que possui a melhor qualidade do mundo, pois apresenta um sabor e aroma diferenciado”, aponta.

Em 2021, o Fórum chega à 10ª edição. “O evento está consolidado em nossa região, a cada edição realizada foi notável o aumento na produção dos ervateiros, desenvolvimento tecnológico aplicado à cultura e inovação em produtos”, relata Ukan. Para a organizadora, um dos principais destaques do Fórum são as trocas de informações entre diferentes setores. “Juntar os principais atores para conversar e trocar experiências é a chave para o sucesso da cadeia produtiva”, expõe.

Programação

O 10º Fórum Institucional da Erva Mate tem início às 8:30, na próxima quinta-feira, 16 de dezembro, com uma recepção no Anfiteatro do campus de Irati da Unicentro. Às 09:00, ocorre a abertura, com a participação do Prof. Fabio Hernandes, Reitor da Unicentro, Norberto Ortigara, Secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento, José Eduardo Bekin, Presidente da Invest Paraná, Natalino Avance de Souza, Diretor Presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Gabriel Dedini, da Solidaridad Brasil, Erich Gomes Schaitza, Chefe-geral da Embrapa Florestas, Jorge Derbli, Prefeito de Irati, e Edemétrio Benato Júnior, Presidente da Amcespar.

 Já às 09:40, Ives Clayton Gomes Dos Reis Goulart, Analista da Embrapa Florestas, fala sobre inovação na erva-mate. Às 10:45, Elizabete Capeleti, do Grupo Capeleti Erva Mate, relata a experiência na Expo-Dubai e oportunidades de novos mercados para produtos à base de erva-mate. Onze horas da manhã terá início uma mesa redonda, com representantes da Leão Alimentos e Bebidas, Guayaki Yerba Mate e Mate Laranjeiras, com medicação de Gabriel Dedini, da Solidaridad Brasil.

A programação da tarde tem início às 14:00, com uma palestra do Prof Diogo Lurdes Fernandes, da Unicentro, sobre desenvolvimento de empresas, produtos inovadores e experiência da Incubadora de Negócios de Irati. Às 14:15, Rogério Nogueira, da SEAB Deral, fala sobre a conjuntura econômica da erva-mate nos anos de 2020 e 2021.

Às 14:45 haverá o lançamento do programa de vocações regionais sustentáveis – Erva-Mate, com a participação de Amauri Ferreira Pinto, Coordenador Estadual de  Produção Florestal da IDR Paraná, Giancarlo Rocco, Diretor da Invest Paraná, e Bruno Antonio Banzato Relações Internacionais e Institucionais Invest PR.

A partir das 15:15, ocorrerá a formação de grupos e discussões de encaminhamentos a partir dos debates do Fórum. Às 16:30, os grupos irão expor seus resultados e distribuir responsabilidades. O encerramento será às 17:30, com as falas de Amilcar Marques, Gerente Regional do IDR, e Daniele Ukan, da Unicentro.