Frente fria traz frio e chuva para todas as regiões do Paraná

Irati, Inácio Martins, Rio Azul e Mallet têm previsão abaixo de 0° para esta terça-feira (29)

O tempo já mudou no Paraná e depois de dois dias com sol e temperaturas mais altas, a segunda-feira (28) já está mais fria e com chuva, que acontece devido à chegada de uma nova frente fria pelo Sul do país.

O avanço da frente fria pelo Paraná ainda mantém o tempo muito instável em vários setores. Chove em praticamente todas as regiões, mas com intensidade fraca/moderada. Destaque para o ingresso de ar frio no Sul do Brasil. Nas regiões paranaenses já começa a ficar mais gelado e a tendência é de termos uma queda muito acentuada das temperaturas a partir do anoitecer, com ênfase para as porções mais ao sul e oeste do Estado.

A meteorologista do Simepar, Lidia Luisa Mota, explica que com essa massa de ar polar que se desloca as temperaturas ficarão baixas. “Na retaguarda deste sistema frontal, a aproximação de uma massa de ar frio e seco, mantém as temperaturas muito baixas, principalmente entre as regiões sul, sudoeste e oeste. Inclusive, no sudoeste do Estado, houve a confirmação de chuva congelada sobre as regiões de Pato Branco e Enéas Marques”, disse.

A partir de terça-feira (29) espera-se uma gradual diminuição da condição de instabilidade sobre o Paraná. O estabelecimento de uma forte massa de ar seco e frio sobre o Sul do Brasil deixa as temperaturas bastante baixas nos três estados. Fica bem gelado na madrugada e nas primeiras horas da manhã. Condição propícia para formação de geadas em várias cidades paranaenses.

Para amanhã (29), segundo a Simepar, em Irati, a máxima é de 12°, com mínima de -2°. E para quarta será de 0° com a mesma máxima de terça-feira. Em Inácio Martins e Mallet e Rio Azul, a previsão é de mínima de -3° para esta terça-feira, com máxima de 9° e 11°, respectivamente. Já para quarta a mínima é de -1° e máxima 11°, em Mallet e Rio Azul, e mínima de -2° e máxima de 12° em Inácio.

PREVISÃO DE 3 A 5 DIAS

O ar frio e seco segue rigoroso em na quarta-feira (30) e amanhece com temperaturas muito baixas em praticamente todo o Paraná. Madrugada muito gelada, com tendência de termos valores negativos de temperaturas e geadas fortes em muitos municípios da metade Sul do Estado. Até mesmo na faixa norte pode ter geada no amanhecer. Não há previsão de chuva. Condição é semelhante para quinta e sexta-feira, porém o frio, aos poucos, vai diminuindo de intensidade.

PREVISÃO DE 6 A 15 DIAS

Ainda faz frio até o fim de semana no Paraná. No entanto, a amplitude térmica passa a ser o destaque e diminuiu o risco de ocorrência de geadas.