Frutas cítricas trazem maiores benefícios para saúde

São importantes para evitar doenças, como o escorbuto, e para aumentar a absorção de ferro, ajudando assim a combater a anemia

As frutas cítricas, como a laranja ou o abacaxi, promovem benefícios, principalmente, para formação e manutenção da saúde das células de todo corpo. As frutas cítricas são ricas em vitamina C, que é um componente essencial na formação do colágeno, por exemplo, uma proteína que dá elasticidade e firmeza à pele.

As frutas cítricas também fortalecem o sistema imune, são importantes para evitar doenças, como o escorbuto, e para aumentar a absorção de ferro, ajudando assim a combater a anemia.

OUTROS BENEFÍCIOS DAS FRUTAS CÍTRICAS ENVOLVEM:

Manter uma pele bonita e saudável; ajudar a emagrecer, por terem poucas calorias; diminuir a prisão de ventre, pois são ricas em fibras; melhorar a hidratação do organismo, por serem ricas em água.

Apesar de todos os benefícios das frutas cítricas, quem tem inflamações do esôfago deve evitar, pois podem agravar a dor. Quem tem esse problema pode optar por alimentos com menos quantidade de vitamina C, como abacate, damasco, abóbora ou abobrinha, por exemplo, para conseguir ter a quantidade necessária ao organismo de vitamina C, sem prejudicar a inflamação do esôfago.

As frutas cítricas são todas aquelas que têm uma elevada quantidade de ácido ascórbico, que é a vitamina C e que é responsável pelo sabor ácido dessas frutas.

ALGUNS EXEMPLOS DE FRUTAS CÍTRICAS SÃO:

Laranja; tangerina; limão; lima; morango; kiwi.

Uma porção de 100 g de morangos ou um copo de suco de laranja natural por dia, por exemplo, é suficiente para atingir a necessidade diária de vitamina C pelo organismo, que para um adulto saudável é de 60 mg.

A melhor forma de comer as frutas cítricas é naturalmente, sem nenhum processamento, porque a vitamina C se estraga com a luz, ar e o calor. Os sucos de frutas cítricas devem ser colocados na geladeira em uma jarra escura e tampada, por exemplo, para evitar que a vitamina C se estrague. Os bolos com frutas cítricas, como bolo de laranja, já não têm vitamina C porque ao ir ao forno o calor destrói a vitamina.

FRUTAS CÍTRICAS NA GRAVIDEZ E AMAMENTAÇÃO

As frutas cítricas na gravidez e na amamentação ajudam a mulher a ingerir a quantidade necessária de vitamina C para o organismo, que é mais elevada durante a gravidez e amamentação.

A mulher grávida necessita de 85 mg de vitamina C por dia e a lactante 120 mg diárias, que são quantidades facilmente atingidas com duas porções de frutas cítricas de 100 g, como laranja e kiwi, por exemplo.

Como as frutas cítricas têm fibras, podem provocar desconforto abdominal no bebê. Se a mãe verificar alterações no bebê quando come frutas cítricas, pode optar por outros alimentos fontes de vitamina C, como a banana e a cenoura, por exemplo.