Governo lança programa para melhorar condição física da população pós-Covid-19

Iniciativa é da Superintendência do Esporte e Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Educação Física. Lançamento será nesta quarta-feira (22), em live com início às 19 horas. Programa vai capacitar profissionais de educação física para atuar junto com os municípios em promoção da saúde, em especial de portadores de doenças crônicas não transmissíveis

AEN

O Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral do Esporte e da secretaria estadual da Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Educação Física – 9ª Regional lançará nesta quarta-feira (22) ações para proporcionar melhora na condição física e na qualidade de vida dos paranaenses no pós-Covid-19. O lançamento ocorre em uma live noYouTube oficial da Escola de Saúde Pública do Paraná, às 19h.

A iniciativa vai capacitar profissionais de Educação Física para atuar em conjunto com o departamento de saúde dos municípios. Para isso, será desenvolvido um curso de Promoção de saúde, prevenção e atenção às pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), na modalidade de ensino a distância.

Obesidade, doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes mellitus estão entre as principais doenças crônicas não transmissíveis, e a inatividade física pode agravar o quadro de saúde destes pacientes. Já a prática constante de exercícios traz benefícios à saúde das pessoas com DCNT, como a redução da gordura corporal, a queda da pressão arterial e o aumento do gasto energético.

De acordo com a Superintendência Geral do Esporte, entende-se que neste período de pandemia de coronavírus muitos paranaenses sofrem com prejuízo nas condições físicas, perda de capacidade muscular e a queda na capacidade respiratória, entre outros traumas pós-Covid. A qualificação dos profissionais facilitará o acesso da população às práticas corporais, de acordo com o quadro clínico de cada um, e reduzirá custos ao Sistema Único de Saúde.

Na transmissão desta quarta-feira (22), às 19 horas, no YouTube da Escola de Saúde Pública do Paraná, será possível acompanhar todos os detalhes e ações do esporte, em conjunto com a saúde. Profissionais que se interessem em fazer o curso devem fazer inscrição na plataforma da Escola de Saúde Pública do Paraná.

Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=115362&tit=Governo-lanca-programa-para-melhorar-condicao-fisica-da-populacao-pos-Covid-19