Greve dos servidores do BC começa hoje e ameaça funcionamento do PIX

A greve pode trazer impactos no funcionamento do PIX assim como de outras atividades da autoridade monetária

Ricardo Junior

Começa nesta sexta-feira (1º), a greve por tempo indeterminado dos servidores do Banco Central do Brasil. A greve pode trazer impactos no funcionamento do PIX assim como de outras atividades da autoridade monetária.
A greve por tempo indeterminado já havia sido anunciada no início desta semana, assim como a informação de que iria começar a partir desta sexta-feira (1º de abril), após uma assembleia em que teve a adesão de 90% do quadro de servidores.

Impactos da greve

A greve dos servidores públicos não deverá fazer com que as transferências via Pix parem de funcionar, conforme informou Fábio Faiad, presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal).

Contudo, para Faiad, os serviços relacionados ao cadastramento de novas chaves, assim como a manutenção e o monitoramento do serviço vão estar comprometidos com a paralisação dos servidores.

O Banco Central havia informado que possui planos de contingência para manter os sistemas essenciais em pleno funcionamento.

Contudo, o sistema de transferências via Pix não consta na Lei 7.783, Lei que estabelece quais serviços não podem ser parados em caso de greve.

A paralisação também poderá impactar o monitoramento e a manutenção do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e da mesa de operações do Departamento de Operações do Mercado Aberto (Demab).

Vale lembrar que o Sindicato afirmou que irá respeitar a lei 7.783, que é a Lei que determina quais são os serviços essenciais que não podem parar.

Fonte: https://jornalcontabil.com.br/greve-dos-servidores-do-bc-comeca-hoje-e-ameaca-o-pix/