Ico Ruva é o novo chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati

Foi publicado, no último dia 11, no Diário Oficial do Estado, o decreto de nomeação do professor Frederico Ruva Neto (Ico) para comandar o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati. Ico Ruva foi o primeiro a ser nomeado em nossa região pelo governo de Ratinho Junior.

Ico é formado em Educação Física em 1985 pela PUC-PR, pós-graduado pela UFPR em Avaliação a Nível de Terceiro Grau e professor da Secretaria de Educação do Estado do Paraná desde 1986. Ele é o fundador proprietário da Escolinha de Futebol de Campo do Clube Atlético União Olímpico desde 1992, fundador da Liga Sul Regional de Futebol Infantil desde 2006, abrangendo 10 municípios do Centro-Sul. Jogador Profissional das equipes do Pinheiros, Café de Londrina e Iraty S.C.

Com sua escolinha, atende alunos de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social de quatro bairros e região central do município de Irati. Em 2017, Ruva recebeu, em Brasília, a Honraria Manoel José Gomes Tubino, que celebra o trabalho de profissionais brasileiros que se destacaram durante o ano na atividade de Educação Física. Sem definição nas demais chefias Sobre as nomeações dos demais cargos de chefes de núcleo, ainda há uma expectativa que, nos próximos dias, aconteçam paulatinamente.

Comenta-se nos bastidores que a deputada federal, Leandre Dal Ponte, junto do deputado estadual, Rodrigo (Estacho) Venek, ambos do Partido Verde (PV), devem indicar o chefe da 4ª Regional da Saúde. Para a chefia do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Alex Garcia, chefe de gabinete do prefeito Adelmo de Prudentópolis, foi convidado, mas não aceitou por motivos particulares. Alex é capacitado tecnicamente para o setor e próximo da equipe de Ratinho Junior. Ele foi o coordenador da sua campanha em Prudentópolis. Já, para o Núcleo da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, se fala no nome de Marisa Lucas. Mas, até o momento, não houve confirmação.

Segundo informações dos bastidores de Curitiba, o critério técnico tem peso maior nas indicações. Porém, até agora, há mais especulações do que fatos. Com as junções de pastas feitas por Ratinho Junior, o número de cargos na região vai diminuir. E, um dos cargos é justamente da chefia da Justiça e Trabalho, que foi absorvida pela Secretaria da Família, que tem Ney Leprevost como secretário.  

Texto: Fernanda Hraber e Nilton Pabis  

Comentários estão fechados.