Incêndio destrói parte superior da Capela Mortuária Santa Rita de Cássia em Irati

Ocorrido se deu por volta das 00h30 de segunda-feira (20), confira imagens exclusivas do local

Amanda Borges, com reportagem de Jaqueline Lopes e Nilton Pabis

Às 00h30 da segunda-feira (20), iniciou um incêndio na Capela Mortuária Santa Rita de Cássia, localizada em Irati. O fogo teve início na parte superior do prédio, destruindo completamente o primeiro andar, mas não atingindo o térreo. Nenhuma pessoa estava no local enquanto o incêndio ocorria e, portanto, não há vítimas. Ainda não é possível concluir qual foi a razão do início do fogo.

A área foi isolada e a equipe do Corpo de Bombeiros encerrou os procedimentos de vistoria e socorro do local por volta das 9h30 de segunda (20), além disso, a Guarda Municipal foi a responsável pela orientação de pedestre e veículos. Ainda não é possível concluir o que teria ocasionado as chamas, mas, de acordo com relatos de moradores vizinhos, escutaram um forte barulho de estouro e quando viram o fogo já havia começado. O incêndio não atingiu o cemitério municipal localizado ao lado da Capela Mortuária Santa Rita.

Para auxílio no socorro, devido ao período festivo de fim de ano, profissionais do corpo de bombeiros de São José dos Pinhais foram deslocados até a Irati. Por isso, a equipe de Irati conta com reforços de mais sete profissionais. Os procedimentos de vistoria foram encerrar apenas na manhã de segunda, conforme conta a Capitã do Corpo de Bombeiros de Irati, Carla Spak. “Agora, na fase de escaldo, a gente vai realmente finalizar a parte do incêndio e, junto com a avaliação da defesa civil com relação a engenharia, ver como ficou o local para entender qual a situação de interdição da parte de cima, depredação das capelas, a parte administrativa, para ver se será possível continuar utilizando as capelas”. O procedimento citado aconteceu hoje e se encerrou por volta das 9h30 e, agora, as autoridades aguardam a realização e conclusão da perícia.

Apesar da razão do início do incêndio ainda ser incerta, o fim do ano é marcado por acidentes domésticos envolvendo fogo. Por isso, Carla adverte com relação aos cuidados com uso da energia elétrica nesse período. “A gente sempre pede que quando não estiver ninguém em casa, as luzes e pisca-piscas não sejam ligados na tomada, porque não vai ter aquela supervisão de perto”. Ainda, para as festividades de Ano Novo, a Capitã pede que a população esteja atenta caso opte pela utilização de fogos de artifício nas comemorações, “siga exatamente as orientações do fabricante, para que todos possam passar um Natal abençoado e um feliz Ano Novo, sem ter intercorrências”, finaliza.

Uma campanha de arrecadação de doações procura ajudar a moradora do prédio, Neuza Fatima de Souza, para recuperar parte do prejuízo. Os que desejam colaborar podem realizar uma transação do tipo Pix, de qualquer valor, para a chave CPF – 03853280951, registrada no nome da Neuza.

Os representantes da prefeitura, Jéssica Custódio, secretária de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, e Wilson Roberto Pedroso, secretário de Obras e Serviços Urbanos, também estiveram presentes no momento da vistoria.

Confira o vídeo que trata do assunto: