Instalação do IML em Irati é discutida

Projeto do IML foi doado pela UEPG

Na segunda-feira (17), continuaram as discussões acerca da instalação do Instituto Médico Legal em Irati. O presidente da Câmara, Hélio de Mello, participou na Unicentro de uma reunião com o Reitor da Universidade – Professor Fábio Hernandes e Diretores, Deputado Estadual – Emerson Bacil, Prefeito – Jorge Derbli e secretários, Delegado de Irati – Paulo César Eugênio Ribeiro, Presidente da Aciai – Elias Sidnei Mansur, representantes do Conseg e assessores de deputados estaduais.

Novamente, o deputado Emerson Bacil falou sobre o projeto técnico do IML, que será construído em Ponta Grossa e replicado em Irati. Bacil também reforçou a importância da união de forças estaduais e municipais para que este projeto se concretize. O deputado discorreu sobre o requerimento apresentado no dia 8 de junho de 2020 ao Governador Carlos Massa Ratinho Júnior e ao secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, Coronel Rômulo Marinho Soares, que solicitaram a instalação do IML em Irati. Este pedido teve apoio de 14 deputados. “Falamos neste assunto do IML há mais de 10 anos, e agora temos um projeto assegurado pela UEPG. Temos mais deputados envolvidos e essa força dentro de Irati e região fará com que consigamos tirar esse projeto do papel”.

A presidente da Conseg, Patrícia da Luz, comentou sobre as demandas de um IML na região. “A nossa demanda em relação a trabalhos específicos do IML é muito grande. Nem Ponta Grossa, nem União da Vitória, que atualmente atende a nossa região, consegue vencer a procura pelo serviço. Além da demanda de serviços, existe a demanda operacional. Com isso, toda a região se beneficia.”

O Reitor da Unicentro – Professor Fábio Hernandes disse que a ideia é somar. “Sobre a cessão do terreno dentro da Unicentro ainda não nos reunimos com os Conselhos Superiores, mas já adianto que necessitaríamos de uma nova entrada no campus para o IML. Diariamente circulam muitos estudantes e pacientes das clínicas, não comportaria mais o trânsito do IML, teríamos que fazer num lugar mais reservado, com acesso exclusivo. Sabemos da importância do Instituto para Irati e região e somos parceiros enquanto universidade”, destacou.

O prefeito Jorge Derbli reafirmou a importância de unir forças. “Precisamos mobilizar os nossos deputados e caso seja necessário fazer um novo acesso na Unicentro, nos colocamos à disposição. Acredito que poderíamos fazer em um lugar mais reservado, com acesso pela BR 153. Se não der certo de fazer na Universidade, também estamos dispostos a procurar um terreno, assim como fizemos com a Delegacia Cidadã. Porém, acredito que na Unicentro, ficaria bem boa a logística, por se tratar de um local bem centralizado, próximo dos demais municípios”, afirmou.

O Presidente Helio de Mello desabafou em relação a esta luta que se arrasta há anos. “Precisamos aproveitar este momento, temos espaço na Unicentro, um projeto pronto e deputados querendo investir. Enquanto Presidente da Câmara, na próxima semana, entregarei ao Governo do Estado, por intermédio do Deputado Emerson, um ofício com a assinatura de todas as Câmaras da região manifestando apoio a esta causa. O problema é nosso, mas é a soma de esforços de cada um que fará a diferença. Agradeço o empenho da universidade, do prefeito e do deputado”.

O posto do IML além de Irati, atenderá os municípios de Inácio Martins, Ipiranga, Imbituva, Ivaí, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro e Guamiranga.