Invernadas campeiras e artísticas devem atrair grande público para o 32º Rodeio

Este ano, a tradicional festa acontece nos dias 15, 16 e 17 de julho

Esther Kremer e SECOM

O 32º Rodeio Crioulo de Integração de Irati está com o cronograma preparado para as invernadas campeiras e artísticas. O evento, que é uma das grandes atrações do aniversário de 115 anos de Irati, acontece nos dias 15, 16 e 17 de julho, no CT Willy Laars.

Segundo o patrão do CTG Missionários e coordenador da campeira, Ederson Luiz Campos, o esperado é que, aproximadamente, 200 equipes sejam inscritas e 1000 laçadores passem pela pista da prova de laço comprido. 

A patronagem da invernada campeira será composta pelos CTGs XV de Julho, Missioneiro, Pousada do Tropeiro, Terra dos Pinheirais, Fazenda Neumann, Laço Velho, Estância Jacumasso, Picasso Velho, Herança de Bravos e Esteio da Esperança, todos tradicionais de Irati.

A expectativa em torno do público presente no Rodeio é alta, visto que Irati será sede, em 2023, do Rodeio Nacional de Campeões, o Festival Nacional de Artes Tradição e os Jogos Tradicionalistas Brasileiro.

Na parte campeira, aproximadamente, 200 equipes estão inscritas | Foto: Assessoria PMI

“Estamos preparando tudo, demarcando os lotes para organizar melhor os acampamentos e aproveitar melhor os espaços. Esperamos CTGs de todos os estados do Brasil e um grande público neste evento”, disse Campos.

Para a invernada artística, o coordenador Marcelo de Ávilla Francos explica que o Rodeio de Irati faz parte do circuito classificatório para o Festival Paranaense de Arte e Tradição Gaúcha (FEPART) e que sempre há uma grande participação dos grupos. Este ano, contará com 33 equipes para a parte de danças tradicionais.

“Toda a estrutura está sendo montada, os palcos estão prontos e esperamos um grande público neste espetáculo. O que há de melhor no estado, em relação ao Rodeio, estará em Irati, e por causa desta euforia em voltar o povo está empolgado, vai ser incrível”, comenta Francos.

Programação das invernadas campeiras e artísticas

A invernada campeira do rodeio manterá o mesmo sistema de provas realizado nos anos anteriores. Como de costume, a programação inicia com os CTGs da cidade, às 09h, para disputa do troféu “Cidade em Equipes”. Em seguida, às 18h, tem início as inscrições das armadas oficiais. No sábado (16), às 08h, começa a prova de laço oficial. Às 15h será a abertura do rodeio. Domingo (17), reiniciam as competições às 7h, com a reposição de armadas. Às 8h, prossegue a disputa de equipes e, posteriormente, o laço piá, seguido do laço guri, prenda e prova de rédea.

33 grupos estão inscritos para participar das competições de danças | Foto: SECOM

Serão exigidos exame de anemia e Guia de Transporte Animal (GTA). Será seguido o regulamento do MTG do Paraná.

Na programação artística, no sábado (16) haverá danças tradicionais, no palco 1,  a partir das 08h30. No palco 2 será feito declamação, causo, música, instrumental e trova, às 8h30. No palco 3 (Mais Prendada Prenda e Peão do Rodeio) haverá danças gaúchas de salão e chula, início às 15h aproximadamente, após o término do concurso cultural.

No domingo (17), no palco 1, o público poderá contemplar danças tradicionais, música instrumental e trova, às 9h. No mesmo horário, às 9h, no palco 2, haverá declamação e causo. No palco 3, às 9h (Mais Prendada Prenda e Peão do Rodeio), danças gaúchas de salão.