Irati já tem Inventário da Oferta Turística

Aconteceu na quarta-feira (25), no salão de eventos da ACIAI, a apresentação e entrega do Inventário da Oferta Turística de Irati, elaborado através de convênio com a Unicentro. O evento integrou os festejos de 111 anos do município.

Diversas autoridades compareceram à cerimônia, onde alguns dados sobre o levantamento foram adiantados aos presentes. O diretor do Campus Irati da Unicentro, Afonso Figueiredo Filho, falou em nome do Reitor, Aldo Nelson Bona, impossibilitado de comparecer ao lançamento. Está dado o primeiro passo para evidenciar os potenciais turísticos de Irati, e esse é um passo fundamental. Mas o processo de pesquisa, levantamento e atualização destas informações não pode parar aqui, destacou o diretor.

Inventário de oferta Turística foi apresentado às autoridades locais na última quarta-feira (25), em Irati. Foto: Assessoria Prefeitura de Irati

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luis Antonio Andreassa, apresentou a equipe de sua pasta que ficou encarregada da compilação de todo o processo do inventário. Ela foi composta por Samanta Regina dos Santos Ferreira, Diretora do Departamento de Indústria e Comércio, Darieli da Silva Gryczak Lubczyk, Diretora do Departamento de Turismo e Eventos, e Halanna Halila e Kamile Gomes de Souza, estagiárias do Departamento de Turismo e Eventos.

Diogo Luders Fernandes, Chefe do Departamento de Turismo da Unicentro, salienta que o Inventário da Oferta turística de Irati teve o papel de identificar um número considerável de estabelecimentos que trabalham direta ou indiretamente com o turismo. Só como exemplo deste potencial, temos 23 atrativos culturais e 15 eventos programados no calendário oficial do município, comentou. Fernandes também destacou ser de extrema importância reativar o Conselho Municipal de Turismo, disse.

Estela Mara Rosa, em nome da Adecsul, citou que, na sequência do presente inventário, seria muito importante fazer o Cadastur. É um processo grátis e on-line que cadastra pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, explicou. Segundo Estela, este cadastro garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista.

O programa é executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados e no Distrito Federal. Por meio dele, há incentivos para participar de programas e projetos do Governo Federal, programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo e acesso a financiamento por meio de bancos oficiais, entre outras vantagens.

O prefeito Jorge Derbli elogiou a brilhante parceria com a Unicentro no levantamento de todos os potenciais turísticos de Irati. Como iniciar qualquer trabalho nesta área, se a gente não sabe exatamente o que tem?, indagou Derbli. Há um sonho de fazer em Irati uma pequena rota turística, trazendo pessoas de fora, principalmente dos grandes centros, para conhecer coisas que para nós, são comuns e corriqueiras, mas que para este público, são grande novidade.

 

Comentários estão fechados.