Jornalista Silvio Lohmann passa a comentar sobre sustentabilidade no site Jornal Folha de Irati

Em sua coluna sobre o assunto, o jornalista aborda a importância de práticas sustentáveis para o desenvolvimento socioeconômico e empresarial

Karina Ludvichak

Sustentabilidade é uma prática de conservação ambiental, visando o desenvolvimento social e econômico sem que esgote as fontes de matéria não renovável do planeta, o conceito passou a ser delineado entre as décadas de 70 e 80, mas vem se popularizando entre as empresas nas últimas décadas. O jornalista e coordenador na Secretaria de Estado da Comunicação Social do Paraná, Silvio Lohmann, comentou sobre sua coluna no site do jornal Folha de Irati, em que aborda o assunto e a importância para o desenvolvimento empresarial, social e econômico.

“O conceito de sustentabilidade, que envolve questões ambientais, econômicas e sociais, precisa ser melhor conhecido pela sociedade. Com a contribuição de cada um, podemos preservar o ambiente como um todo”, disse o coordenador.

Quando questionadode o porquê escrever sobre o assunto, ele diz que é uma forma de ajudar a divulgar boas práticas e inspirar as pessoas. E que, além disso, nos dias de hoje há outro movimento que envolve o mundo corporativo: a agenda ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e empresarial). “As práticas ESG estão sendo convertidas em ativos financeiros pelo mercado, e quem as adota está lucrando na valorização de ações em bolsa, na negociação de financiamentos e valorização de seus produtos”, comenta Lohmann.

O jornalista afirma, ainda, que hácerto estigma em relação àmonetização do engajamento, mas que apesar disso é uma forma eficiente de envolver, verdadeiramente, os negócios em iniciativas que reduzam os impactos do homem sobre a natureza.

O movimento sustentável pode contribuir de diversas maneiras para o desenvolvimento da sociedade de forma positiva. Silvio afirma que nos tripés da sustentabilidade cabem diversas iniciativas dentro de uma organização ou empresa, e a reciclagem é um exemplo clássico disso.

O uso de fontes de energia renovável como a solar e a eólica contribui na redução de emissão de CO2. Ele conclui que “uma ação que está começando agora na Tetra Pak é a restauração da mata de Araucárias. Não se trata apenas de plantar novas árvores, mas, sim, de restaurar áreas degradadas. Além de contribuir para a conservação do ambiente natural, esta é uma iniciativa que agrega valor à marca”.