Jovem de Irati dá exemplo de superação e publica livro de história real

A convivência de apenas seis meses com o cão chamado de ‘Flokinho’, virou história de livro escrita pelo jovem Allison

A convivência de apenas seis meses com o cão chamado de ‘Flokinho’, virou história de livro escrita pelo jovem

Allison escreveu As Aventuras de Flokinho e afirma que pretende lançar outros livros. Foto: Vinicius Batista

iratiense, Allison Nairã Rost, de 15 anos. As limitações físicas do menino, por ser portador de Distrofia Muscular Duchene (DMD), não o impediram de ter o sonho realizado. O livro lançado no último dia 27 de setembro, já é sucesso nas vendas.

A comercialização do exemplar vai ajudar no custeio do tratamento do menino contra a doença e na qualidade de vida dele. Aventuras de Flokinho é simples, tem 15 páginas, mas carrega uma linda trajetória de amor, superação e força de vontade.

Allison enfrenta a luta contra a doença desde os seis anos de idade. Desde a descoberta até os dias de hoje, o menino já recebeu apoio das pessoas da comunidade através de pequenas campanhas. A casa de alvenaria onde vive hoje com sua mãe, Marilisa Rost, é fruto de uma ação. Além do sinal de internet na residência e do Ipad, o qual possibilita que ele possa estudar e escrever através do aparelho digital.

A mãe do jovem conta que, desde o início, Allison se dedicou na história real vivenciada por ele e o cãozinho que recebeu de presente, mas faleceu meses depois. “Ele mudava trechos, fazia correções, ajustes, para que ficasse o melhor possível. Ele é detalhista e perfeccionista, conta a mãe Marilisa.

A ideia de publicar o livro veio das professoras que o acompanham ao longo de sua trajetória. Segundo a diretora do Colégio Estadual de Gonçalves Junior, Eliane Bernadete Lucavei Ianiski, a iniciativa foi uma união de colaboradores.

Nós temos o jornal da Escola e ele sempre mandava textos. Até que escreveu essa história e a professora Sonia deu a ideia de fazer um livro. Ela correu atrás, abraçou a causa, e junto com demais voluntários fez acontecer. Além da professora Edineia, que deu continuidade na ideia surgida em 2016, fala.

Foi um trabalho de formiguinha, houve o envolvimento de muitas pessoas que colaboraram, além do trabalho voluntário. Me sinto muito feliz de ter feito parte dessa história. A ideia de publicar o livro é para que o Allisson tivesse o retorno financeiro necessário, além de estimular e valorizar o talento dele. Enquanto a gente sonha sozinha é apenas um sonho, mas quando contamos com ajuda de mais pessoas passa a ser realidade, comentou a professora Edineia Gonçalves de Oliveira.

Eu falo que a palavra que define o Alisson é superação. É um incentivo para todos nós. Tenho muito orgulho do jovem que ele é. Por tudo o que ele já passou, é o nosso guerreiro, disse a mãe Marilisa Rost

O livro pode ser adquirido a R$ 10, no Núcleo Regional de Educação de Irati, situado na Rua Coronel Emilio Gomes, 111 – Centro e também no Colégio Estadual de Gonçalves Junior.

Diretora do Colégio de Gonçalves Junior e a mãe do menino Allison. Foto: Vinícius Batista