Linha férrea do Parque Aquático passa por revitalização

Um dos principais pontos turísticos de Irati está passando por uma revitalização. O Parque Aquático está recebendo reformas e instalação

Um dos principais pontos turísticos de Irati está passando por uma revitalização. O Parque Aquático está recebendo reformas e instalação de novos equipamentos. O trenzinho da estação ferroviária, um dos maiores pedidos da população, deve voltar ao funcionamento em breve.

Para a reforma dos trilhos da linha férrea, a Prefeitura Municipal recebeu a doação de algumas dúzias de palanques de imbuia, que serão beneficiados para serem utilizados como dormentes dos trilhos. A madeira foi destinada pelo Conselho Municipal de Segurança de Irati (Conseg), que recebeu cerca de 76 dúzias de madeira apreendida pelo Instituto Ambiental do Paraná.

Com a doação, será possível trocar os dormentes dos trilhos, dando ainda mais segurança para a retomada do funcionamento do tradicional trenzinho do Parque Aquático. A revitalização no parque conta ainda com uma ajuda voluntária do ex-prefeito de Irati, Alfredo Van Der Neut, a pedido do prefeito Jorge Derbli, que deu liberdade para que ele pudesse criar algo diferente.

A reforma do trenzinho e da estação conta com a ajuda voluntária do ex-prefeito Alfredo Van Der Neut. Foto: Assessoria

ESTRUTURA

A estação ferroviária é o local onde mais está sendo feita a reforma, devido aos anos de paralisação. A estrutura está com a obra em andamento, o telhado já foi revitalizado. No trenzinho já foram feitas as partes de mecânica e elétrica. Uma nova pintura também já foi realizada.

O trenzinho ainda não tem data para voltar a funcionar, já que as melhorias são amplas e demoradas, além dos trilhos, que ganharão reforço na segurança para os usuários do trenzinho. A Prefeitura estuda novos investimentos no espaço, como ciclovias, melhorias nas calçadas, para que a população conte com um espaço de qualidade no município.

O secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Dagoberto Waydzik comenta sobre os trabalhos que estão realizados e também sobre a doação das madeiras, que irá colaborar ainda na reforma do parque, Ficamos muito felizes com a destinação destas madeiras, que serão utilizadas na troca completa dos dormentes da linha férrea. A madeira possui excelente qualidade e com certeza auxiliará na reforma do espaço. É o nosso grande ponto de encontro e de turismo da cidade, então através dessas ações queremos que ele continue sendo um ponto turístico de referência. A intenção da administração atual é manter e melhorar os espaços de esporte e de lazer, disse.