Maio Amarelo: 1ª Jornada Interinstitucional Paranaense para o Trânsito Seguro acontece na última semana de maio

O evento tem a chancela da Universidade Coorporativa da PRF e certificará os participantes. Para quem não puder participar presencialmente, o evento será transmitido on-line

Com o objetivo de estimular o diálogo e a troca de conhecimentos entre as instituições governamentais, sociedade civil, a academia e ONGs que atuam na segurança viária, será realizada de 24 a 26 de maio a primeira Jornada Interinstitucional Paranaense para o Trânsito Seguro. Serão três dias de debates, palestras e seminários que visam aprofundar a discussão sobre temas relevantes para o aprimoramento das políticas públicas de segurança no trânsito. 

O evento contará  com a presença da Secretária Nacional de Trânsito (Senatran), do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), do Conselho Estadual de trânsito do Paraná (CETRAN-PR), do Observatório Nacional de Segurança Viária, da Polícia Militar do Paraná (PMPR), da Polícia Civil do Paraná (PCPR), da Prefeitura de Curitiba, da Prefeitura de São José do Pinhais além da Arteris S.A, a organização é de responsabilidade da PRF no Paraná. A Jornada é um evento de extensão com a chancela do Sistema de Educação Corporativa da PRF o encontro garante aos participantes a obtenção de certificados, com reconhecimento no âmbito acadêmico. 

A primeira edição da jornada será realizada na superintendência da PRF no Paraná. A proposta “é justamente criamos um evento onde as instituições participassem em conjunto com a sociedade civil e acadêmica, um espaço para a discussão de temas relevantes para o trânsito” comenta o Superintendente da PRF no Paraná, Antonio Paim.

A jornada está dividida em quatro mesas de debate com temas distintos. Cada mesa terá até três palestrantes com um mediador e participação do público presencial e on-line através de perguntas moderadas. Os temas são vinculados ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). As mesas são as seguintes: 

Sistema Seguro e Visão Zero – Partindo da premissa de que o erro humano é inevitável, mas as mortes e ferimentos graves no trânsito não são, o debate visa compreender, de forma mais profunda, as causas das fatalidades e lesões com o objetivo de zerar o número de mortos e feridos graves no trânsito. 

Palestrantes: 

Daniel Mariz Tavares – Diretor do Departamento de Segurança no Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura

Magaly Natalia Pazzian Vasconcellos Romão – Professora dos Cursos de Navegação Fluvial, Logística e Gestão Empresarial na Faculdade de Tecnologia de Jahu (FATEC). 

Mauro Gil Meger – Diretor Vice-Presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária

Mediador: Leonardo Bueno Carneiro – Assessor Civil da Secretaria de Segurança do PR

Tecnologia e segurança no trânsito – O avanço de novas tecnologias aplicadas aos trânsito relacionadas à segurança veicular, à infraestrutura viária, à fiscalização do trânsito e ao socorro a acidentes entre outros vem transformando o cenário da segurança do trânsito. Para tirarmos o máximo proveito destes avanços tecnológicos é importante refletirmos sobre os desafios de sua implementação e em especial sobre a responsabilidade do setor privado.

Palestrantes: 

Antonio Cesar Ribas Sass – Diretor do Departamento de Segurança no Trânsito da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura.

Amauri Pyziak – Assessor de Relações Institucionais da Volvo

Luiz Alberto Lenz Cesar -conselheiro estratégico do Núcleo de Futuros e Tendências da ADVB-PR

Mediador: Antonio Paim de Abreu Junior – Superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Paraná

Psicologia do Trânsito e Prevenção de Acidentes – A psicologia do trânsito é a área do conhecimento que estuda o comportamento humano no contexto do trânsito. O debate visa investigar os fatores internos e externos, conscientes e inconscientes que promovem, influenciam e transformam esses comportamentos no trânsito.

Palestrantes: 

Gustavo Arns – Professor da Pós Graduação em Psicologia Positiva da PUC-RS

Hugo Nascimento Rezende – Psicólogo na Central de Treinamento da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos

Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Zuleide Oliveira Feitosa – Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Transportes (PPGT) da Universidade de Brasília (UnB)

Mediador: Mauro Gil Meger – Diretor Vice-Presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária

Infraestrutura e mobilidade urbana – O perfil de uso das vias públicas se transformou nas últimas décadas devido ao crescimento das cidades e da frota de veículos em circulação. Esse novo cenário desperta a necessidade de atenção para questões relacionadas à acessibilidade, transporte público, deslocamento seguro de pedestres, ciclistas e motoristas, em especial os motociclistas.

Palestrantes: 

Adriano Marcos Furtado – Diretor-Geral do DETRAN-PR

Jorge Tiago Bastos – Professor do Programa  de Pós-graduação em Planejamento Urbano  e do Curso de Especialização em Planejamento e Infraestrutura de Sistemas de Transportes da UFPR

Mediador: Glenio Marcelo Cogo – Conselheiro do Cetran-PR

A jornada acontecerá de forma presencial e online, possibilitando a participação de pessoas de outras cidades e estados. As inscrições serão realizadas de forma on-line e estão abertas até a data do evento. Ao todo serão 100 vagas para cada palestra. Cada mesa de debate tem uma inscrição individual.

Serviço

1ª Jornada Interinstitucional Paranaense para o Trânsito Seguro

Data: 24/05 a 26/05

Local: Auditório da superintendência da PRF no Paraná – BR 476 (Linha Verde), 10.150 (esquina com Avenida das Torres), Prado Velho, Curitiba (PR)

Site do evento: http://gg.gg/jornadatransitopr 

Fonte: https://www.gov.br/prf/pt-br/noticias/estaduais/parana/maio/1a-jornada-interinstitucional-paranaense-para-o-transito-seguro-acontece-na-ultima-semana-de-maio