Mesmo com a chuva, cemitérios recebem limpeza para o Dia de Finados

Nos últimos dias antes do Finados, algumas pessoas ainda estão fazendo a limpezas dos túmulos e capelas/Foto: Vinicius Batista O

Nos últimos dias antes do Finados, algumas pessoas ainda estão fazendo a limpezas dos túmulos e capelas/Foto: Vinicius Batista

O dia de Finados é a data para lembrar das pessoas que já faleceram. E como de costume, a Prefeitura municipal e as pessoas vão aos cemitérios para limpar ou fazer melhorias nos túmulos ou capelas. Mesmo com os vários dias de chuvas, os locais estão prontos para receber os visitantes no feriado.

Faltando dois dias para o Dia Santo, muitas pessoas estão indo ao cemitério deixar preparado para a data. A expectativa da Prefeitura é de um grande número de pessoas, que devem passar pelos locais. No dia, o cemitério central estará aberto a partir das 6h, sem hora para fechar. Uma parte da Rua Expedicionário José de Lima, em frente ao local, será interditada para melhor tramitação de pessoas.

A moradora do bairro Pedreira, Izaura Vaz, esteve no cemitério central fazendo a limpeza. Ela contou que também encontrou o local preparado para o dia de Finados. Eu vim no cemitério limpar a capela que é minha, mas encontrei o cemitério tão bonito, tão bem cuidado, tão bem zelado, que eu não esperava. Fiquei muito alegre e contente com quem trabalha aqui, observa.

A Secretaria do Meio Ambiente é responsável pela organização do espaço durante todo o ano, e na véspera do feriado os trabalhos se intensificam. A prefeitura faz a parte da limpeza dos cemitérios municipais, que acontece todo o ano. A gente conta com funcionários muito importantes para fazer essa tarefa, eles fazem os serviços, que aumentam nesses últimos dias do feriado, comenta a secretária, Magda Adriana Lozinski.

Estevam Martins dos Santos é o administrador do Cemitério Central, e conta como é o trabalho para receber os familiares. A Prefeitura coloca uma data, até o dia 28 ,para fazer a limpeza, mas como a chuva atrapalhou bastante, o pessoal vem entre  hoje e amanhã para limpar, e não tem problema, porque eles ajudam a embelezar o cemitério. Mas em si o espaço está bem limpinho, é feita a limpeza o ano inteiro e mais intensivamente agora, apesar da chuva atrapalhar bastante, conseguimos concluir”, enfatiza.

O administrador também é responsável pela limpeza durante o ano. Ele agradece ao apoio que tem para manter o local limpo e bem cuidado. Agradeço a equipe do Meio Ambiente que sempre disponibiliza caminhão para tirar os entulhos, porque estão sempre por aí, para juntar a grama, as coisas que ficam por aí. Ele está 100% pronto na parte da limpeza para o Dia de Finados, conclui Santos.