Mesmo com saldo, trabalhador pode ser impedido de sacar até R$ 1 mil do FGTS

De acordo com a Caixa Econômica Federal, algumas situações podem impedir a participação nessa nova rodada

Lorena de Sousa

saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) está disponível para 42 milhões de brasileiros, mas não inclui todas as pessoas com saldo em conta. De acordo com a Caixa Econômica Federal, algumas situações podem impedir a participação nessa nova rodada.

Um dos principais motivos é a contratação de crédito com garantia, como a antecipação do saque-aniversário do FGTS. A lista também inclui determinação judicial, pedido de devolução de valor recolhido pelo empregador e inconsistência nos dados.

Para quem tem direito ao saque, o depósito será realizado de forma automática, em uma conta digital do aplicativo Caixa Tem. A ferramenta permite o pagamento de contas e boletos, compras com o cartão virtual, transferências e saques em espécie.

“O valor também pode ser transferido para outras contas bancárias da Caixa ou de outro banco. É possível ainda realizar transações por meio do Pix, além de efetuar saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas”, explica a Caixa.

Para consultar todas as informações sobre o benefício, o trabalhador deve baixar o aplicativo FGTS e acessar o menu “Saque Extraordinário”. Por lá, também é possível completar o cadastro com novos dados.

Em caso de dúvidas, a Caixa disponibiliza dois telefones para atendimento: 4004-0104 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (para demais regiões).

Calendário do saque extraordinário do FGTS

A seguir, confira todas as datas de depósito do benefício:

Fonte: https://editalconcursosbrasil.com.br/noticias/2022/05/mesmo-com-saldo-trabalhador-pode-ser-impedido-de-sacar-ate-r-1-mil-do-fgts/